CPqD trabalha para desenvolver patentes em LTE

O Brasil poderá ter patentes relacionadas a redes LTE (Long Term Evolution) no futuro. O CPqD iniciou este ano as pesquisas para desenvolver soluções para essa tecnologia, em um desmembramento do projeto começado há mais tempo com outros padrões de comunicação sem fio, como WiMAX e Wi-Mesh. O parceiro industrial é a WxBR e as pesquisas contam com verbas do Funttel e ajuda da Finep.
Inicialmente, o CPqD realizou um levantamento do que há de mais novo em patentes de LTE e agora começa a desenvolver diversas linhas de pesquisa dentro dessa tecnologia, desde a camada física até terminais, incluindo estudos envolvendo a criação de algorítimos para a otimização de recursos de rádio. Se algum produto for desenvolvido, sua fabricação ficará a cargo da WxBR.
Embora já existam muitas patentes de LTE registradas por grandes fabricantes ao redor do mundo, o CPqD entende que ainda há muito espaço para inovações nessa tecnologia. "Sempre é possível realizar aperfeiçoamentos", afirma o pesquisador Luis Claudio Pereira, que faz parte do time de dezenas de cientistas do CPqD que estão trabalhando em LTE neste momento. É difícil prever, contudo, quando o centro depositará as primeiras patentes relacionadas a esse padrão no INPI. O CPqD não revela o investimento total nesse projeto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!