Star One obtém prorrogação para satélite entrar em operação na posição 92°O

O Conselho Diretor da Anatel autorizou por unanimidade a prorrogação pelo prazo de quatro anos da data para entrada em operação do satélite da Star One, na posição orbital 92° Oeste, nas faixas de radiofrequências 3625-4200 MHz (enlace de descida), 5850-6425 MHz (enlace de subida), 10,95-11,2 GHz e 11,45-12,2 GHz (enlaces de descida) e 13,75-14,5 GHz (enlace de subida). Segundo acórdão publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 15, a medida está condicionada à contratação de um satélite gap-filler para que seja feita a entrada em operação até a data de 10 de julho de 2019.

Outra condição para a prorrogação ser efetivada é de que a Star One encaminhe à agência os formulários necessários para solicitar a extensão do prazo de validade da rede notificada SBTS B4 e à realização dos procedimentos do Regulamento de Radiocomunicações da UIT para entrada em operação da rede de satélite B-SAT-2F antes de 10 de julho de 2019.

De acordo com o relatório do conselheiro Aníbal Diniz, a prorrogação foi necessária por ocorrência de elementos caracterizadores de caso fortuito ou força maior, " impondo a Star One a uma situação gravosa". Na análise, o conselheiro destaca que durante o leilão em que obteve a licença, a Star One optou pela posição 68º Oeste, mas por conta de dificuldades surgidas com a Comunidade Andina durante a coordenação de satélites, a empresa foi obrigada a alterar a posição e escolheu a 92º Oeste, que havia adquirido em 1998. O conselheiro também informa em seu relatório que a posição de 68°O estava associada às bandas C e Ku, enquanto a posição de 92°O estava associada apenas à banda C, situação já contornada.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!