Comissão Européia diz que faz proposta até próxima semana

O embaixador da União Européia no Brasil, João Pacheco, em carta enviada para Dilma Rousseff (Casa Civil), com cópia para o ministro Antônio Palocci (Fazenda), Hélio Costa (Comunicações), Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Sérgio Machado (Ciência e Tecnologia), afirma que a ?intenção da União Européia é contribuir para o objetivo-chave do Governo Brasileiro de fomentar a criação de uma indústria de semicondutores?. O embaixador confirma que a União Européia prepara uma ?ampla oferta?, incluindo compromissos de financiamento, investimentos, e parcerias de pesquisa para ?apoiar o desenvolvimento da base de conhecimento e da capacidade produtiva no Brasil na área de semicondutores? e diz que na ?próxima semana? (a carta foi enviada nesta quarta, 15) a proposta deve estar finalizada e entregue. Ela depende, segundo a carta, de negociações com os Estados Membros da União Européia e com as indústrias da região.
A novidade da carta da União Européia é o compromisso em fazer uma proposta efetiva que inclui não só uma empresa (como é o caso da ST Microelectronics, que já se comprometeu a estudar uma fábrica), mas um compromisso de países. A má notícia para os radiodifusores é que a carta acaba jogando a definição de qualquer coisa para a próxima semana, na melhor das hipóteses.
Segundo fontes do governo, ao que tudo indica a União Européia só acordou agora para a condição colocada pelo Brasil, mas mesmo assim deve encontrar respaldo junto aos ministros. Desnecessário dizer que a Comissão Européia defende a adoção do padrão DVB, utilizado na Europa e cuja tecnologia é dominada pelas empresas européias.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!