WCDMA é saída para operadoras GSM, diz Qualcomm

O presidente da Qualcomm, Irwin Jacobs, acredita que as operadoras brasileiras GSM participarão do leilão de licenças 3G, que podem acontecer ainda este ano, segundo planejamento da Anatel.
"Mesmo sem ter obtido ate agora o retorno do investimento em suas redes GSM, essas operadoras precisam migrar para WCDMA para não perderem mercado para a Vivo nos segmentos pós-pago e corporativo", justificou Jacobs, durante entrevista coletiva a jornalistas latino-americanos na CTIA Wireless, em Nova Orleans, Estados Unidos.
O executivo disse acreditar que o padrão GSM terá uma sobrevida de mais dez anos, aproximadamente. Nesse período, o GSM cada vez mais se voltará para o usuário low-end, que demanda celulares mais baratos, tal como aconteceu com o TDMA. Ele não descarta, contudo, a necessidade do CDMA de desenvolver celulares de baixo custo, para atender esse segmento. Mas admite que continuará existindo uma diferença a favor do GSM no preço final.

Notícias relacionadas

Brew

A Qualcomm divulgou novos números sobre o avanço da plataforma Brew no mundo. Em um ano, entre fevereiro de 2004 e fevereiro de 2005, o número acumulado de downloads de aplicativos Brew aumentou de 82 milhões para 250 milhões. No mesmo período, o número de operadoras a utilizar Brew subiu de 23 para 43. E o número de países onde essa tecnologia está presente cresceu de 15 para 24. (O jornalista viaja a convite da Qualcomm)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!