DVB-H ou Media Flo: o futuro da TV no celular

O próximo passo da TV no celular será evoluir para a distribuição multicast. Trata-se de construir uma nova infra-estrutura para realizar uma espécie de broadcast para celulares, desocupando assim as redes das operadoras móveis. O assunto é um dos mais quentes na edição deste ano da feira CTIA Wireless, especialmente porque existe uma briga entre duas tecnologias de multicast: Media Flo, desenvolvida pela Qualcomm, e DVB-H, versão para celulares do DVB (Digital Video Broadcast), promovido pelo consórcio internacional.
O multicast ainda não é uma realidade comercial, mas deve se tornar em 2006. E algumas empresas estão investindo pesado nesse sentido. A Qualcomm criou no fim do ano passado a Media Flo USA Inc, uma subsidiária nos EUA para montar a infra-estrutura necessária para a oferta do Media Flo. O investimento previsto no projeto para os próximos quatro anos é de até US$ 800 milhões. A empresa comprou licença para utilizar a faixa de 700 MHz na oferta do servico. Rob Chandhok, presidente da subsidiaria, garante que o serviço será lançado nos EUA em outubro de 2006. O executivo tem conversado com empresas de mídia e operadoras ao redor do mundo para incentivar o lançamento da tecnologia em outros países. O Media Flo consegue transportar até 100 canais de vídeo (20 ao vivo e 80 de clipcasting) simultaneamente em uma faixa de apenas 6 MHz. A qualidade da transmissão pode chegar a 30 frames por segundo.

DVB-H

Notícias relacionadas

Enquanto isso, a Crown Castle, empresa que administra mais de 12 mil sites nos EUA, decidiu que irá se lançar no mercado de multicast usando DVB-H. Para tanto, comprou uma faixa de 5 MHz na banda L. "DVB-H será o GSM da TV móvel", aposta o presidente da Crown Castle, Michael Schueppert. Ele não revela quanto a empresa investe no projeto, nem quando o serviço será lançado.
Os atuais provedores de TV no celular aguardam ansiosos pelas novidades, mas evitam se posicionar entre os padrões. "Se o multicast estivesse disponível hoje, com certeza seria interessante utilizá-lo", afirma Paul Scanlan, presidente da MobiTV, empresa que oferece a retransmissão de mais de 20 canais de TV para usuários de operadoras celulares americanas, como Cingular, Verizon e AT&T Wireless. (O jornalista viaja a convite da Qualcomm)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!