Presidente de empresa aberta está sempre no "fio da navalha", diz Caio Bonilha

O agora ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha, detalhou nesta quarta, 15, as razões que o levaram a deixar a companhia. Alegando motivos "pessoais e profissionais", Bonilha preferiu não esperar o fim do mandato em abril para se despedir da Telebras.

Notícias relacionadas
No campo das razões de ordem pessoal, o executivo diz que já estava cansativa a rotina de passar a semana em Brasília, longe da família, que mora em Campinas. "Trabalhei nos últimos 15 anos como consultor, que é uma vida diferente dessa que eu tive aqui em Brasília. Em uma empresa com ação em bolsa, você está sempre no fio da navalha", afirma ele.

Bonilha diz que a empresa encerrou um ciclo com a consolidação do backbone nacional, que vai chegar a 25 mil km até o fim do ano. Também na sua gestão foi dado início à construção do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC) e o governo federal, através de um decreto, dirimiu todos os questionamentos acerca da contratação da empresa por órgãos públicos sem licitação. Além disso, a Telebras formalizou o acordo com a IslaLink para o lançamento de um cabo submarino entre Brasil/Europa e com a Angola Cables para conectar o País diretamente à África.

No campo da estrutura interna da empresa, Bonilha menciona a criação de um plano de carreira para o servidor, a contratação de novos servidores a partir de concurso público e a implantação do software de gestão empresarial SAP.

"Achei uma boa hora para fazer a transição. A Telebras está encerrando um ciclo e iniciando outro. Todo esse projeto prossegue agora com uma empresa mais consolidada", afirma ele.

Agora um dos grandes desafios da companhia é implantar a infraestrutura para transmissão dos jogos da Copa para as redes de TV nas seis cidades-sede que não fizeram parte da Copa das Confederações. "Já implantamos acredito que 75% das obras da Copa; o grande aprendizado foi a Copa das Confederações", diz ele.

Como se sabe, a Telebras é o veículo do governo brasileiro para honrar um dos compromissos assumidos junto à Fifa, neste caso o de prover a infraestrutura necessária para a transmissão das imagens para as redes de TV. Bonilha diz que esse contrato junto ao governo federal "é muito grande", embora não tenha os valores ainda. Com o contrato para a Copa, a perspectiva da Telebras é de que 2014 possa ser o ano em que a empresa atingirá o equilíbrio operacional, ou seja, terá despesa igual a receita.

Outra fonte de recursos que também deverá se tornar mais consistente é a prestação de serviços ao governo. Segundo o presidente interino, Francisco Ziober Filho, até o final do mês a Telebras, o Serpro e a DataPrevi concluem o planejamento de como será o atendimento a esses órgãos. Ziober também menciona que está prevista para o ano a abertura de mais sete escritórios regionais, que têm o objetivo de aproximar a empresa dos provedores do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), além de absorver os servidores aprovados no concurso do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!