Microsoft e Viasat anunciaram nesta quarta-feira, 14, parceria para universalização da Internet cobrindo a África e a América Central e do Norte. Segundo as empresas, a intenção é fornecer acesso de banda larga satelital, inicialmente, em regiões remotas para 10 milhões de pessoas, das quais 5 milhões no continente africano.
A parceria é parte da iniciativa Airband, da Microsoft, que propõe fornecer conectividade significativa como um direito fundamental por meio de parcerias público-privadas e com setores sem fins lucrativos. A Viasat é a primeira parceira satelital dessa ação, que terá foco nos trabalhos já iniciados da iniciativa na República Democrática do Congo, Nigéria, Guatemala, México e Estados Unidos, além de expandir o programa para o Egito, Senegal e Angola.
Segundo a Microsoft, a meta da Airband é de entregar acesso à Internet para 250 milhões de pessoas pelo mundo, incluindo 100 milhões de habitantes na África, até o final de 2025. Para tanto, deverão utilizar soluções satelitais, tanto em órbita geoestacionária (GEO) como os de baixa altitude (LEO), e acesso fixo sem fio (FWA) terrestre.
Segundo as empresas, trata-se de uma extensão na parceria entre as duas – a Viasat já tem um acordo com a Microsoft Azure Space, anunciada em outubro de 2020.