Operadoras buscam estratégias para difusão do MMS

Além do SMS (mensagens de texto) as operadoras celulares estão dirigindo esforços na difusão do MMS (mensagens multimídia), que tem como grande limitador, além do preço, a baixa penetração de celulares compatíveis com o serviço. Entre as estratégias está o corte das tarifas para atrair mais usuários. Outra é agregar serviços para incentivar a troca de imagens pelo celular. Até 31 de agosto a TIM padronizou a tarifa em R$ 0,36 para a transmissão do MMS com preços promocionais para os serviços TIM FotoMensagem e TIM VideoMensagem (para envio a outro celular compatível ou para e-mail). A tarifa representa uma economia de mais de 60% em relação aos preços normais do TIM FotoMensagem (R$ 0,99) e do TIM VideoMensagem (R$ 0,99, de celular para celular).
A estratégia da TIM para aumentar a penetração desses serviços vem surtindo efeito: no segundo trimestre de 2006, a receita gerada por SVA (Serviços de Valor Agregado) alcançou R$ 237 milhões, valor 62% superior ao registrado no mesmo período de 2005. O número de usuários do serviço de MMS da TIM cresceu 148% no período (2º trimestre de 2005 contra o 2º trimestre de 2006).
A Oi, do grupo Telemar, baixou o preço da tarifa de R$ 1,99 por foto para R$ 0,49, além de oferecer o serviço também para os usuários dos planos pós-pagos. A receita de Serviços Adicionais da Oi, composta principalmente de serviços como SMS, envio de fotos e download de vídeos, cresceu de 69,4%, no primeiro semestre de 2006, se comparado com o mesmo período correspondente do ano passado, atingindo a marca de R$ 131,3 milhões.

Notícias relacionadas

Falta de informação

Um levantamento da Claro identificou que os usuários não enviam mensagens MMS (multimídia) pela falta de informação. Muitos clientes consultados, afirmaram, por exemplo, que não sabiam que é possível enviar fotos ou vídeos para endereços de e-mail. Marcos Quatroze, diretor de conteúdo da operadora, diz que as pessoas costumam tirar fotos e armazená-las no celular como papel de parede, mas ainda não têm o hábito de enviá-las. ?Estamos fazendo uma campanha de orientação via SMS ou MMS, para estimular o envio das fotos?, diz. Ele também reconhece que o aumento do tráfego MMS está condicionado à disseminação dos aparelhos com esta capacidade.
O baixo índice de envio das mensagens MMS também foi apontado na pesquisa realizada pelo núcleo jovem da Editora Abril (composto pelas revistas Superinteressante, Mundo Estranho, Bizz e Capricho). Em torno de 50% dos cerca de 5 mil jovens que participaram do levantamento responderam que nunca enviaram uma mensagem MMS. Para Quatorze, a pesquisa mostra que, realmente, há um índice alto de não utilização do serviço. ?Eu ficaria mais preocupado, no entanto, se o motivo principal desta não utilização por falta de entendimento, aí teria um aspecto educativo para trabalhar?, diz.
Fiamma Zarife, diretora de conteúdo e serviços da Oi, destaca que a estratégia da operadora é gerar experimentação e promover a democratização do serviço MMS. Para isso a empresa abriu várias frentes para alavancar o uso. ?Vimos em pesquisas que o usuário que tirava fotos não sabia o que fazer com elas devido à limitação de armazenamento do aparelho, acabava apagando a foto?, diz Fiamma. A empresa lançou o Oi Blog que permite postar as fotos e compartilhá-las na internet ou no celular e receber comentários pelo SMS. Outro serviço, o Oi Fotos, além de publicar pode armazenar e enviar para revelação, recebendo as fotos em 24 horas. ?São serviços de conveniência viabilizando foto no celular?, diz a executiva. A empresa também tem planos de serviços nos pacotes Oi 400 e Oi 600 que incluem uma determinada franquia de fotos (25 e 50) conforme o plano.
De acordo com Renato Virgili, coordenador de marketing da Telemig Celular, não adianta divulgar o MMS como se fosse um SMS multimídia, que oferece opções de emoticons (figuras animadas). "Quando alguém quer informar o outro que está no cinema, o SMS é a ferramenta ideal. Para divulgar o MMS temos que aproveitar a grande quantidade de aparelhos com câmera", afirma. Virgili acredita ainda que o aumento do tráfego MMS se dará pela popularização dos aparelhos com câmera. Com relação ao preço do serviço ? considerado alto ? ele diz que "passa a imagem de ser caro, mas não é".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!