A Mozilla anunciou nesta segunda-feira, 14, o novo CEO interino: Chris Beard, que também assume vaga no board de diretores da empresa. O executivo é funcionário da companhia desde antes do lançamento da versão 1.0 do navegador Firefox e atuava como Chief Marketing Officer (CMO) global, responsável por lançamentos importantes como do sistema operacional móvel Firefox OS.
Em comunicado atribuído à chairwoman executiva Mitchell Baker, a empresa explicou que Beard possui "uma das visões mais claras de como pegar a missão da Mozilla e transformar em ideias de programas, atividades e produtos". Ele não está efetivo no comando da empresa, pelo menos por enquanto. "Chris é a pessoa certa para nos liderar neste momento e é um candidato forte como CEO", disse Mitchell, declarando que a companhia precisa "agir rapidamente e decisivamente". Agora, a busca por um novo CEO definitivo deverá ser iniciada.
O anúncio de Chris Beard como líder interino foi realizado menos de duas semanas após a saída de Brendan Eich do cargo de CEO. Eich, que era CTO da Mozilla e um de seus cofundadores, não aguentou a pressão interna e externa desde que foi descoberto que em 2008 ele teria doado US$ 1 mil a uma campanha contra o casamento gay. Com o afastamento dele, a empresa publicou um post pedindo desculpas ao público.
Planos
A Mozilla prometeu lançar o Firefox OS em mais mercados e dispositivos em 2014, além de promover maior integração nas ofertas de serviço. A chairwoman Mitchell Baker espera promover uma nova quebra de paradigma com o sistema móvel, comparando o ecossistema atual de smartphones com o ambiente da Internet na época do lançamento do navegador Firefox, com "modelos de negócios centralizados e tecnologia com barreiras à interoperabilidade de novos entrantes", referindo-se à clara dominância do Internet Explorer.