Algar Telecom inaugura primeira usina de energia solar em Goiás

A Algar Telecom anunciou nesta quinta-feira, 13, a inauguração de uma usina fotovoltaica voltada para o atendimento do consumo de energia da operadora. A planta fica na cidade de Bela Vista de Goiás (GO) e é a primeira da empresa fora do estado de Minas Gerais. 

A empresa parceira na iniciativa é a Athon Energia, que será responsável pela operação e manutenção do ativo. A nova fazenda solar tem 0,603 MWp de potência, ocupa área de 1,5 hectare e conta com 1, 8 mil painéis fotovoltaicos. A Algar projeta para a usina uma geração equivalente ao atendimento de 612 residências.

Tal capacidade será direcionada para os créditos de energia da operadora, trazendo um ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia na região. "Além de ser totalmente alinhada à jornada ESG da empresa, [a usina] ainda proporcionará ganhos financeiros com a redução dos custos com energia elétrica", resumiu a Algar. 

Notícias relacionadas

Histórico

Em comunicado, a operadora lembrou que gera energia solar fotovoltaica desde 2013, quando instalou 28 painéis na região de Uberlândia (MG). Em 2018, a Algar inaugurou a primeira usina para autogeração (Capim Branco I), seguida pela Capim Branco II, em 2020.  

"Com as usinas existentes no estado de Minas Gerais, já conseguimos atender praticamente 100% do consumo na área de concessão da distribuidora Cemig. Como próximo passo, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora Enel GO", explicou o vice-presidente de tecnologia e evolução digital da Algar, Luis Lima. 

Em junho deste ano, a Algar Telecom anunciou que alcançou a meta de ter 100% da matriz elétrica renovável. A conquista foi reflexo do investimento da companhia nas usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de fontes incentivadas do mercado livre e de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!