Anatel pede prazo para mudança de ERBs no DF

A Anatel está oficiando o governo do Distrito Federal nesta quarta, 13, pedindo um prazo adicional de 90 dias para resolver o problema das ERBs em áreas públicas. O Ministério Público do DF entrou com pedido de desligamento das ERBs próximas a escolas, hospitais e locais públicos, e o governo distrital tinha até essa quarta para cumprir a decisão judicial.
A Anatel alega que somente foi informada das ações que seriam tomadas pelo governo do Distrito Federal (GDF) para obrigar as operadoras do Serviço Móvel Pessoal a mudar imediatamente a localização de 168 estações radiobase consideradas em situação irregular.
Segundo Jarbas Valente, conselheiro substituto da agência e superintendente de serviços privados, a Anatel já havia prestado esclarecimentos ao Ministério Público por duas vezes sobre os efeitos ionizantes dos equipamentos existentes nas ERBs: ?estes equipamentos são constantemente monitoradas pela Anatel e estão em conformidade com a regulamentação e com as regras sobre o assunto baixadas pela União Internacional de Telecomunicações ? UIT. Nós já demonstramos ao GDF inclusive que ficar perto da torre é menos prejudicial em termos de radiação do que ficar mais longe?. Ainda de acordo com Valente, o problema que vem sendo colocado pelo GDF é que Brasília é uma cidade tombada pelo patrimônio histórico e as torres das ERBs estão atentando contra este tombamento. Valente lembra que este problema foi facilmente resolvido com negociação e bom senso em São Paulo, onde o Código de Postura do Município também impedia certas localizações das torres.

Notícias relacionadas

Prejuízo

Na opinião de Jarbas Valente, não cabe ao GDF regulamentar o funcionamento das operadoras de celular: ?isso é com a Anatel. Por esta razão, nós deveríamos ter sido os primeiros a ser comunicados para resolver o problema de forma a evitar possíveis prejuízos para os usuários do serviço, caso as estações fossem desligadas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!