Entidades protestam contra reconhecimento facial no programa Smart Sampa

Mais de 50 organizações que defendem o banimento total do uso de tecnologias de reconhecimento facial na segurança pública brasileira fizeram manifestação na frente da prefeitura de São Paulo nesta última quarta-feira, 12. O ato faz parte da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, encampada por diversas entidades que problematizam o uso desta tecnologia pelas secretarias de segurança pública e órgãos públicos brasileiros.

A manifestação usou um drone que sobrevoou a sede do poder executivo paulistano com faixa contra projeto da gestão Ricardo Nunes. O veículo trazia a frase "De olhos em vocês", em referência à proposta de vigilância em massa na cidade e à ausência de debate sobre questões éticas e a ação da sociedade civil contra o Smart Sampa.

O projeto Smart Sampa usa câmeras inteligentes, espalhadas pela cidade, para monitorar possíveis suspeitos de crimes fazendo reconhecimento facial.

Notícias relacionadas

Além do drone, a ação também contou com projeção de laser na fachada do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, com frases como "Respeitem nossos direitos", "O Smart Sampa é ilegal", "Chega de vigilância invasiva". Os manifestantes permaneceram no local por algumas horas, distribuindo panfletos informativos e conversando com aqueles que se interessaram pelo assunto.

As organizações apontam que pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ao longo de mais de uma década, vêm mapeando como as plataformas digitais, incluindo a inteligência artificial e tecnologias de reconhecimento facial, podem reproduzir e intensificar o racismo nas sociedades.

A Prefeitura de São Paulo alega que instalar mais de 20 mil câmeras com reconhecimento facial na cidade vai ajudar a resolver o problema da segurança pública. "O uso da tecnologia proposta pelo Programa Smart Sampa pode inibir o exercício da liberdade de expressão, além de violar os direitos à privacidade, presunção de inocência e ir e vir", rebateram as entidades, em manifesto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!