Lucro da Algar Telecom sobe 29% no primeiro trimestre com impulso do B2B

Os resultados operacionais da Algar Telecom no primeiro trimestre de 2020 revelaram uma alta de 3,5% na receita líquida da empresa (para R$ 594,7 milhões) e de 29,6% no lucro líquido (R$ 58,3 milhões), amparadas por um forte crescimento na base B2B.

O número de clientes no segmento aumentou 19,8% ao fim do trimestre e ultrapassou os 164 mil – sendo 135 mil deles conectados à banda larga via fibra óptica, (+38,5%). Assim, a receita líquida B2B da Algar saltou 9,4% e atingiu R$ 375,6 milhões, o que já representa 63% do faturamento total da companhia.

No mesmo intervalo, o Ebitda totalizou R$ 270 milhões, em incremento de 15,4% frente ao primeiro tri de 2020. Em um ano, a margem Ebitda passou de 40,7% para 45,4%. Vale pontuar que a empresa fechou a aquisição da Vogel Telecom no último dia 8 para seguir expandindo as operações.

Notícias relacionadas

B2C

No segmento ao consumidor final (B2C), a receita reduziu 5,2%, para R$ 219,2 milhões. Segundo a empresa, a queda foi causada pela descontinuidade da operação de TV por assinatura, que já não consta mais no balanço após a Algar deixar o segmento. Sem este efeito, o faturamento do B2C teria crescido 1%.

De qualquer maneira, o desempenho no mercado de banda larga fixa foi destacado. Se a base total cresceu 0,9% (para 504 mil), os clientes residenciais a partir de fibra óptica somaram 400 mil ao fim de março, em avanço de 27,2%. Considerando também os corporativos, a Algar reúne 535,2 mil clientes em fibra.

No segmento móvel, o número de acessos recuou 0,3%, para 1,126 milhão. Enquanto os clientes pré-pagos reduziram 7,7%, para 657 mil, os pós-pagos cresceram 4,5%, totalizando 469 mil.

Cenário

Dos ponto de vista dos investimentos, foram aportados R$ 136,8 milhões no primeiro trimestre, em redução de 11,6% frente ao mesmo período de 2020. Deste valor, 71% foi alocado na expansão de rede e clientes (R$ 97,5 milhões) e 17%, na manutenção de operações (R$ 23 milhões).

Em entrevista a TELETIME, o diretor financeiro da Algar, Tulio Abi-Saber, projetou um "cenário bastante positivo ao longo do ano", apesar do ambiente ainda desafiador por conta da pandemia. A forte contribuição do B2B foi comemorado, sobretudo por conta das margens mais robustas no segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.