A Algar Telecom de fato foi às compras e anunciou neste sábado, 8, a compra da Vogel Telecom por R$ 600 milhões. O contrato prevê a compra de 85,2% até 100%, de acordo com o teto do valor, do capital total da empresa de telecomunicações de atacado e B2B controlada pelo fundo Pátria.
Com isso, a companhia mineira incorpora um backbone de 27 mil km de fibra óptica que suporta uma operação com presença em 150 cidades em 13 estados e no Distrito Federal. No total, a rede da Algar ficará com 110 mil km de fibra.
Segundo o comunicado ao mercado, essa rede da Vogel é "majoritariamente complementar" à infraestrutura da Algar nos estados de SP, RJ, MG, PR, SC e RS "em regiões e bairros compatíveis com seus mercados-alvos e atualmente de difícil acesso para novas construções, o que permitirá uma expansão imediata da Algar Telecom para essas novas localidades".
Além disso, a operadora de Uberlândia vai receber 3,4 mil clientes corporativos. A ideia é expandir a prestação de serviços de TI e telecom também para micro e pequenas empresas nessas regiões.
Caso a transação seja aprovada pelo Cade e pela Anatel, além dos próprios acionistas da Algar e da Vogel, a incorporação deverá trazer para a companhia mineira:
- relevantes sinergias operacionais que, em razão da complementariedade entre as redes, por si só, viabilizam a operação;
- entrada imediata em novas localidades geográficas;
- adição das micro e pequenas empresas dessas regiões à sua carteira de clientes; e
- disponibilização de seu portfólio TIC aos clientes corporativos atuais e futuros.