FCC diz que a TV é importante para a massificação da banda larga

O debate regulatório ainda esteve presente no último dia da NCTA Cable 2010, realizada esta semana, em Los Angeles. O evento congrega a indústria de TV por assinatura nos EUA, que não por acaso é a principal indústria provedora de banda larga. Julius Genachowski, chairman da FCC, esteve na sessão de encerramento do evento para defender o plano de banda larga e acalmar o mercado em relação à crescente preocupação de que a FCC possa atuar na regulação de preços de banda larga e no compartilhamento de redes em função do novo tratamento regulatório que a FCC deve adotar para a Internet. A mensagem de Genachowski foi clara: não haverá regulação de preço nem medidas que forcem o compartilhamento das redes.
Mas isso não quer dizer que a FCC recuará nas medidas que vem tomando para assegurar a neutralidade de redes.
Genachowski também disse acreditar que a televisão será uma ferramenta importante para dar acesso à Internet sobretudo às pessoas que não têm computador. Hoje, 25% dos lares dos EUA não têm um PC, e a FCC acredita que de alguma forma os set-tops de TV podem cumprir um papel em conectar estes domicílios. "Além disso, está ficando claro que as pessoas precisarão conectar seus dispositivos, inclusive a TV, à banda larga", disse o presidente da FCC.

Notícias relacionadas
Polêmica
Sobre a polêmica de como enquadrar a Internet no espectro regulatório atual, Genachowski reiterou que está apenas reestabelecendo as bases legais para que políticas que garantam uma Internet aberta e segura possam ser implementadas. "A decisão da Justiça na disputa com a Comcast não questionou o que estávamos fazendo, mas abalou as bases jurídicas de nossas ações, e por isso estamos reenquadrando a Internet como um serviço de telecomunicações". O presidente da FCC também destacou a importância dos operadores de TV a cabo na difusão da banda larga e assegurou que essa história será levada em consideração em qualquer atuação regulatória.
Sobre a questão das políticas de neutralidade de redes, a FCC foi questionada durante o debate sobre o risco de estar pendendo as decisões apenas em favor de um dos lados do problema, no caso, em favor do Google e de outros provedores de conteúdos que têm provocado o órgão regulador a se posicionar. Genachowski disse que a regulação da neutralidade de rede não diz respeito a Google, Amazon ou eBay, "mas sim a todos os conteúdos e serviços que poderão surgir na Internet no futuro". Os operadores de cabo dos EUA criticam a FCC por exigir que as redes de banda larga sejam neutras em relação aos conteúdos de Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!