Citi diz que Dantas prejudicou relações com Telecom Italia

O Citibank admite que as manobras do Opportunity enquanto era gestor da Brasil Telecom prejudicaram uma possível venda de seus ativos para a Telecom Italia. Segundo a peça de acusação do Citi contra Dantas registrada na Justiça de Nova York, o Opportunity criou, no final de 2003, sem a aprovação do banco norte-americano, uma empresa trust para administrar ações legais, especialmente contra Telecom Italia e fundos de pensão. Segundo o Citi, essa trust seria comandada pelo Opportunity (que indicaria o trustee) mesmo na hipótese de Dantas e seu grupo deixarem de gerir a Brasil Telecom. Isso, segundo o Citi, teve um "efeito de resfriamento sobre a possibilidade (…) de um acordo de venda de ativos do (CVC LP) para a Telecom Italia, um possível comprador". É a primeira vez que o Citi admite que as brigas entre Dantas e os italianos prejudicaram os interesses comerciais do banco norte-americano.

Timepart

Outra grande preocupação do Citi, que é colocada à Justiça de Nova York como prova da necessidade de uma indenização de US$ 300 milhões, são as intenções do Opportunity em relação à empresa Timepart, que hoje controla 62% das ações ordinárias da Solpart, que por sua vez controla a BrT. Segundo o Citibank, estava claro que a Timepart seria diluída com a conversão das ações preferenciais da Solpart em ações com direito a voto (ON).

Notícias relacionadas
Acontece que, apesar dos pedidos do Citibank para que o Opportunity realizasse essa conversão ou confirmasse o entendimento de que essa conversão seria feita e que Timepart continuaria "inativa", ou seja, sem tomar decisões, o Opportunity nunca tomou providências. Na ação em Nova York, o Citi pede garantias para evitar que a Timepart passe a exercer influência sobre a Brasil Telecom. Vale lembrar que a Timepart é uma empresa que tem dois terços de suas ações em nome de pessoas físicas ligadas ao Opportunity e um terço de suas ações em nome de uma empresa que, segundo apurou esse noticiário, é ligada ao Citibank.
A íntegra das acusações do Citibank contra o Opportunity pode ser conseguida para download nos links www.teletime.com.br/arquivos/complaint.pdf e www.teletime.com.br/arquivos/complaint2.pdf .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!