TIM utiliza inteligência artificial da Microsoft e IBM para 'humanizar' assistente virtual

Inteligência artificial da TIM. Foto: Pixabay/TELETIME

Em parceria com a IBM e utilizando tecnologia da Microsoft, a TIM incorporou inteligência artificial ao assistente virtual de atendimento ao consumidor. Segundo informou a operadora nesta segunda-feira, 13, a ideia é utilizar o padrão de voz neural para deixar a simulação mais "humanizada", em vez da conversação tipicamente mais robótica. 

De acordo com a TIM, a assistente virtual Tais "passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico". A solução combina o uso de inteligência artificial da Microsoft Azure com a solução "neural text-to-speech" (TTS), recurso do Azure Speech integrado ao IBM Watson. A operadora diz que é a primeira empresa brasileira a utilizar a plataforma.

A solução já está implantada no serviço de atendimento ao consumidor da tele, tanto para clientes de celular quanto de banda larga fixa. A TIM diz que desde o início do ano, 100% dos atendimentos são utilizando a voz neural personalizada na IA da Azure. Desde o lançamento da tecnologia de assistente virtual em 2020, foram mais de 107 milhões de chamadas no contact center, sendo que 45 milhões somente em 2022.

Notícias relacionadas

O projeto ainda traz parceria com time de consultoria da IBM e Interactive Media e possibilita ajustes de locução, velocidade, tom e pronúncia. Ele utiliza mais de 400 vozes em 140 idiomas no banco de dados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!