Cade dá sinal verde para aditivo de RAN sharing 4G entre Vivo e TIM

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

A Superintendência-Geral do Cade recomendou a aprovação sem restrições de um aditivo para acordo de compartilhamento de rede (RAN sharing) 4G entre Vivo e TIM. Firmado em 2015, o compromisso também incluía a Oi e foi ajustado para refletir a saída da empresa do mercado móvel.

Pelos novos termos, o RAN sharing deve englobar 349 municípios de 22 estados – sobretudo em localidades com baixa densidade populacional. Na versão original, o compartilhamento envolvia 706 cidades.

A redução foi justificada pela retirada de localidades que ficaram destinadas à Claro após a venda da Oi Móvel ao trio de operadoras nacionais. Desde a aprovação da operação, o contrato de RAN sharing estava suspenso, substituído por um contrato temporário que visava o atendimento de todos os ex-clientes da Oi (incluindo os que foram para Claro).

Notícias relacionadas

Com o aditivo, o contrato original foi adequado à nova dinâmica do mercado móvel. Para a SG do Cade, a proposta não enseja riscos ex ante ao ambiente competitivo, mas deverá ser fiscalizada pelo órgão e pela Anatel. Nos autos do processo no conselho antitruste, a Telcomp solicitou e teve indeferido pedido de participação como terceira interessada.

"A alegação da Telcomp, a saber, de que haveria condições de coordenação tácita em razão dos acordos firmados entre as partes, não parece plausível para a presente operação, tanto pelo seu limitado alcance, como porque o compartilhamento de infraestrutura em áreas ociosas poderia, de fato, ser economicamente mais vantajoso, sem prejuízos à qualidade, do que arcar com o custo de construir uma infraestrutura própria", afirmou a SG do Cade, em despacho.

Cidades

No escopo ajustado do RAN sharing entre Vivo e TIM, aproximadamente um terço dos municípios possuem população inferior a 50 mil habitantes e mais da metade, população inferior a 100 mil. Proporcionalmente, a região do DDD 81 (Pernambuco) é a com mais cidades incluídas no acordo (31% dos municípios do estado).

Ainda segundo o Cade, a solução técnica proposta para contrato será o Multiple Operation Core Network (MOCN), que permite também o compartilhamento de espectro de radiofrequência e de alguns elementos ativos do core de rede, além da infraestrutura. O espectro utilizado no RAN sharing entre Vivo e TIM é de 2,5 GHz, adquirido pelas empresas no leilão do 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!