Deutsche Telekom inicia implantação de Open RAN na Alemanha

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

A operadora Deutsche Telekom está iniciando a implantação de uma rede Open RAN de vários fornecedores ao lado de Nokia e da Fujitsu na Alemanha. Segundo as empresas, a tecnologia está totalmente integrada à rede comercial ativa da Deutsche e o cluster inicial fornecerá serviços comerciais 2G, 4G e 5G a clientes na cidade de Neubrandenburg, que fica a 180 km da capital Berlim.

A iniciativa dá seguimento ao memorando de entendimento (MoU) assinado entre a operadora e Nokia durante a Mobile World Congress (MWC) de 2023. O projeto que já está em andamento será estendido a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Segundo a Deutsche Telekom, a tecnologia para a interoperabilidade de fornecedores faz parte da estratégia da operadora para acelerar a inovação. 

Com isso, a rede da Deutsche Telekom terá a solução comercial de banda base 5G Nokia AirScale, compatível com Open RAN e com proposta de alto desempenho e eficiência energética. Isso incluirá, também, unidades de rádio Fujitsu. Ambas as empresas também concordaram em explorar a tecnologia O-RAN em torno de Cloud RAN, CaaS de terceiros, RIC, SMO e eficiência energética.   

Notícias relacionadas

"O Open RAN é crucial para a estratégia da Deutsche Telekom para promover maior diversidade de fornecedores e acelerar a inovação orientada para o cliente na rede de acesso de rádio. Nossa implantação comercial com a Nokia e a Fujitsu é um passo importante para preparar o Open RAN de vários fornecedores como a tecnologia preferida para redes futuras", disse a conselheira da Deutsche Telekom AG para tecnologia e inovação.

Já o presidente de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto, disse que a fornecedora está orgulhosa da parceria com a maior operadora móvel da Europa. "Juntos, estamos tornando o Open RAN uma realidade comercial. […] com nosso ecossistema de parceiros, estamos oferecendo aos nossos clientes mais opções e um desempenho superior em soluções Open RAN do que eles verão em outros fornecedores de RAN", explicou Uitto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!