A operadora Deutsche Telekom está iniciando a implantação de uma rede Open RAN de vários fornecedores ao lado de Nokia e da Fujitsu na Alemanha. Segundo as empresas, a tecnologia está totalmente integrada à rede comercial ativa da Deutsche e o cluster inicial fornecerá serviços comerciais 2G, 4G e 5G a clientes na cidade de Neubrandenburg, que fica a 180 km da capital Berlim.
A iniciativa dá seguimento ao memorando de entendimento (MoU) assinado entre a operadora e Nokia durante a Mobile World Congress (MWC) de 2023. O projeto que já está em andamento será estendido a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Segundo a Deutsche Telekom, a tecnologia para a interoperabilidade de fornecedores faz parte da estratégia da operadora para acelerar a inovação.
Com isso, a rede da Deutsche Telekom terá a solução comercial de banda base 5G Nokia AirScale, compatível com Open RAN e com proposta de alto desempenho e eficiência energética. Isso incluirá, também, unidades de rádio Fujitsu. Ambas as empresas também concordaram em explorar a tecnologia O-RAN em torno de Cloud RAN, CaaS de terceiros, RIC, SMO e eficiência energética.
"O Open RAN é crucial para a estratégia da Deutsche Telekom para promover maior diversidade de fornecedores e acelerar a inovação orientada para o cliente na rede de acesso de rádio. Nossa implantação comercial com a Nokia e a Fujitsu é um passo importante para preparar o Open RAN de vários fornecedores como a tecnologia preferida para redes futuras", disse a conselheira da Deutsche Telekom AG para tecnologia e inovação.
Já o presidente de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto, disse que a fornecedora está orgulhosa da parceria com a maior operadora móvel da Europa. "Juntos, estamos tornando o Open RAN uma realidade comercial. […] com nosso ecossistema de parceiros, estamos oferecendo aos nossos clientes mais opções e um desempenho superior em soluções Open RAN do que eles verão em outros fornecedores de RAN", explicou Uitto.