Como está a performance do 5G na Copa do Mundo do Qatar

Khalifa International Stadium, Qatar. Foto: Ilus/Wikicommons

Primeira Copa do Mundo a contar com a cobertura de redes 5G, a edição de 2022 do torneio, realizada no Qatar, teve uma melhoria na performance das operadoras móveis locais. As informações são de relatório da Ookla baseado em dados do medidor Speedtest.

Na segunda semana do evento, a velocidade de download do 5G qatari atingiu média de 489 Mbps, acompanhada de velocidade de upload de 38,3 Mbps. Os indicadores ficaram bem acima do registrado pela Ookla no país dez semanas antes – ou 394 Mbps e 19,9 Mbps, na mesma ordem.

A atuação da reguladora de comunicações e das principais operadoras do Qatar (Ooredoo e Vodafone Qatar) ajudam a explicar o salto, segundo a Ookla. As empresas assumiram compromissos firmes de implantar redes 5G comerciais em áreas densamente povoadas e em todos os locais associados à Copa do Mundo.

Notícias relacionadas

No caso da Ooredoo, mais de 5 mil novos sites 5G foram implantados para reforçar o sinal, entre small cells e antenas tradicionais. "A empresa também realizou uma modernização completa no core, movendo-o para arquitetura baseada em nuvem, ao mesmo tempo em que fez melhorias na capacidade de seus links de transporte IP nacionais e internacionais para garantir capacidade suficiente para os fãs acessarem serviços OTT populares", completou a Ookla.

Outros eventos

Na análise, a qualidade do serviço foi comparada com a oferecida em outros grandes eventos esportivos. Velocidades de download maiores foram possíveis nas edições de 2022 do Super Bowl (1,063 Gbps), do GP de F1 de Abu Dhabi (808 Mbps) e no US Open (737 Mbps), mas todos contaram com frequência de espectadores bem menores que a da Copa.

Nas duas primeiras semanas do torneio internacional de futebol, mais de 2,4 milhões de espectadores cumulativos compareceram aos jogos (o próprio Qatar tem população de 2,9 milhões). Na comparação, o Super Bowl teve 103 mil espectadores na edição de 2022 e o US Open, 776 mil.

Estádios

No estádio Al Janoub (em Al-Wakrah), uma velocidade de download média de 757 Mbps chegou a ser registrada a partir das redes móveis 5G. Todos os palcos da Copa do Mundo de 2022 tiveram média de performance acima de 400Mbps, aponta a Ookla.

Se consideradas todas as tecnologias (e não apenas o 5G), a velocidade média das redes móveis do Qatar passou de 190,9 Mbps em velocidade de download em outubro para 263,3 Mbps em novembro, ainda segundo as imformações do Speedtest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!