Telefônica não comenta decisão do Cade; justificativa passará pela crise na Itália

A Telefônica ainda não tem uma posição oficial sobre a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da semana passada em relação à compra da Vivo, com repercussões importantes sobre a estratégia do grupo espanhol de ampliar sua participação indireta na operadora Telecom Italia, controladora da TIM Brasil. O Cade determinou que a Telefônica ou se desfaça da participação que tem no grupo italiano ou arrume um outro sócio controlador na Vivo, pois considera que a posição atual oferece grandes riscos concorrenciais. Antonio Valente, presidente da Telefônica do Brasil, disse durante o almoço de final de ano com jornalistas que a companhia só tomou ciência formal dos termos da decisão do Cade na quarta, dia 11, e que ainda está analisando os termos. A empresa não diz nem mesmo se vai ou não recorrer. "Temos que entender a decisão e os argumentos", disse ele, sem dar nenhuma pista sobre o caminho que será seguido. Valente não fala, mas tampouco esconde que a decisão foi um fato novo para a companhia, e desconfortável. E nas entrelinhas de suas declarações, a única coisa que se extrai é que a Telefônica não necessariamente vê como ruim uma eventual concentração do mercado no futuro.

Notícias relacionadas
"Há casos de mercados com muitos concorrentes mas em que a competição é fraca e há casos em que há menos concorrentes, mas que competem mais entre si", disse ele, analisando sua experiência no Peru, onde foi CEO logo que a Telefónica adquiriu a participação da Bell South, em 2005, assumindo quase dois terços do mercado. Segundo ele, naquela ocasião a TIM era um competidor fraco, mas logo foi comprada pela Claro e se tornou um competidor agressivo, tomando participação da Telefónica.

Ainda que não falem abertamente sobre o assunto, executivos da Telefônica dão algumas dicas de como deverá ser argumentação junto ao Cade, e o principal argumento será no sentido de que a ampliação no capital da Telco, na Itália, não visa assumir o controle indireto da TIM, mas sim evitar que a Telecom Italia chegue a uma situação de inviabilidade econômica, impasse de governança com seus controladores e sem condições de sobreviver. Hoje a Telecom Italia é uma empresa altamente endividada em relação à sua geração de caixa. Segundo um observador ligado à Telefónica ouvido por este noticiário, "se a situação estourasse na Itália, certamente haveria impactos sobre a TIM no Brasil".

Segundo Valente, a Telefônica está confiante de que todas as imposições colocadas pelo Cade e pela Anatel na análise da compra da participação na Telco foram rigorosamente cumpridas. Ele também diz que a operação de compra da Portugal Telecom na Vivo é uma transação consumada. Valente não informa o prazo dado pelo Cade para resolver o impasse, nem se ele se encaixa nos prazos previstos para que a Telefônica amplie sua participação na Telecom Italia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!