Software para medir banda larga móvel está disponivel

Está disponível a partir desta segunda, 12, no site www.brasilbandalarga.com.br, o software para aferição da qualidade da banda larga móvel. O programa funciona de forma simples, sem necessidade de instalação; basta rodar o aplicativo no portal a partir de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para que os resultados sejam exibidos.

Usuários de smartphones Android também podem baixar diretamente do Google Play o aplicativo "Brasil Banda Larga", que permite rodar uma versão do programa desenvolvida para medir a qualidade da banda larga em celulares com esse sistema operacional. Até o final de novembro, estará disponível versão do programa para usuários de devices com plataforma iOS.

A disponibilização do software faz parte do projeto de medição da qualidade da banda larga, por meio do qual a Anatel pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Vale lembrar que as medições coletadas pelo software não sujeitam as teles a sanções. Apenas aquelas medições realizadas pelos probes que estão sendo instalados nas cidades, inicialmente no Rio de Janeiro, é que podem gerar multa às empresas. Os primeiros resultados dessas medições devem ser divulgados pela agência em dezembro deste ano.

De acordo com as metas de qualidade para a banda larga – tanto fixa quanto móvel –, as prestadoras devem garantir mensalmente no primeiro ano, em média, pelo menos 60% da velocidade contratada pelos usuários. A velocidade instantânea no primeiro ano – aquela aferida pontualmente em uma medição – deve ser de, no mínimo, 20% do contratado. No segundo ano (a partir de novembro de 2013), a velocidade mínima deve ser de 30% e a média de 70% e, no terceiro ano (a partir de novembro de 2014), esses patamares passam para 40% e 80%, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.