Controlador da Oi acena com política de dividendos para 2011

Um dos controladores da Oi deu uma boa notícia para os analistas e investidores presentes no Investor's Day que a Oi promoveu na última quinta-feira, 11, à noite na capital paulista. Pedro Jereissati, do grupo La Fonte, admitiu que a entrada da PT torna possível uma política pública de distribuição de dividendos. "A PT dá mais visibilidade às nossas finanças. Torna possível uma política pública de distribuição de dividendos", disse ele em resposta a uma pergunta da plateia.
Política pública de distribuição dos dividendos nada mais é do que deixar claro no estatuto social da companhia qual é o percentual que será pago a título de dividendos por ano. Se a companhia não definir esse percentual, a lei determina que ele não seja inferior a 25%.
A notícia foi recebida com entusismos pelos analistas presentes. A leitura é que, como a companhia é uma grande geradora de caixa, ela poderia adotar uma distribuição mais generosa de dividendos e com maior previsibilidade, sem que isso prejudique suas finanças. Um analista explicou a este noticiário, entretanto, que os controladores não têm tanto interesse em seguir uma política pública porque dada a longa cadeia societária da Oi, o montante distribuído chega muito diluído aos controladores. Para os controladores, na análise deste analista, é mais vantajoso que esse lucro fique em caixa. A política pública também é vista como um importante avanço em termos de governança corporativa, embora ela possa ser altera a qualquer momento.

Notícias relacionadas
Até a chegada do capital da PT – prevista para março de 2011 -, entretanto, Pedro Jereissati, não revela o tamanho do dividendo. "Isso é surpresa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!