Teles usarão API de verificação de número do Open Gateway em apps próprios

Foto: Painel sobre Open Gateway no MobiXD (Crédito: Augusto Monteiro)

[Do Mobile Time] O ditado "casa de ferreiro, espeto de pau" não vale para as operadoras móveis no Open Gateway. Claro, TIM e Vivo vão implementar a API de verificação de número telefônico em seus aplicativos móveis, informaram executivos das três operadoras.

A informação foi revelada em painel no MobiXD, evento realizado por Mobile Time (parceiro de conteúdo de TELETIME) nesta última terça-feira, 14, em São Paulo. A TIM saiu na frente e já fez essa atualização no aplicativo TIM Fun. A Vivo fará o mesmo nos apps Vivo e Vivo Money, assim como a Claro nos seus aplicativos.

No mercado geral, o principal desafio do Open Gateway no Brasil neste momento é comercial, concordam as três operadoras. "Precisamos alcançar mais verticais de mercado. Algumas APIs têm grande apelo para educação, saúde, varejo e utilities", disse Leonardo Silva, head de Big Data e IA B2B da Vivo.

Notícias relacionadas

Além disso, o timing de vendas é longo, porque os clientes precisam adaptar seus sistemas para adotar uma nova API, lembrou João Nero, head comercial de data analytics da Claro Embratel.

Já para Mônica Fonseca, gerente sênior de monetização de dados da TIM, os integradores homologados serão fundamentais para levar o Open Gateway para pequenas e médias empresas.

Atualmente, apenas Infobip e Microsoft estão autorizadas pelas teles a vender as APIs. Não há um limite de integradores. Alejandro Adamowicz, diretor regional de estratégia e tecnologia na América Latina da GSMA, acredita que exista espaço no Brasil para integradores de pequeno porte para a revenda das APIs.

Próxima API?

A API de Know your customer (KYC) é uma forte candidata a ser a quarta do Open Gateway lançada no Brasil. Isso porque foi citada pelas três operadoras no painel como sendo uma API com potencial para ser o próximo lançamento. Além dela, Claro e Vivo mencionaram a API de Qualidade sob demanda, enquanto a TIM apontou a de Scam Call.

Open Gateway: Claro, TIM e Vivo lançam três primeiros serviços antifraude

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!