A operadora de voz sobre IP, Tellfree está propondo um novo modelo de negócio de telefonia IP. A empresa instalou 20 cabines de telefones públicos IP no Terminal de Cargas Fernão Dias na Zona Norte da capital paulista, que começarão a funcionar na próxima quinta-feira, 14. O investimento de US$ 25 mil foi feito por um de seus parceiros comerciais, a CPAC Telefonia que utiliza a infra-estrutura da Tellfree para prestar os serviços. ?É difícil prever o retorno desse investimento porque é um negócio totalmente novo?, diz Arthur Corrêa, diretor geral da CPAC. ?Além do preço ser 60% menor, os usuários realizam as ligações sentados, com iluminação adequada e longe do calor e da chuva. E também, o serviço pode ser pré ou pós-pago?, afirma.
Corrêa diz que a intenção é atender outros pontos de grande fluxo de carga, como os portos de Santos e Paranaguá e a região de Cubatão. Segundo ele, os caminhoneiros passam grande parte do tempo ?fora das suas bases? e por isso utilizam esses pontos de parada para fazer ligações telefônicas pessoais e profissionais. ?Essas pessoas utilizam muito os telefones públicos tradicionais e também celulares, por isso achamos que esses pontos são ideais para lançar um serviço como este?, diz ele.
A CPAC Telefonia utiliza os pontos de presença (POPs) da Tellfre nas cidades de Santos, Cubatão, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. ?Na telefonia IP, não existe barreira geográfica, por isso podemos prestar o serviço em todo o País?, explica Corrêa.
Competição