MCTI se alia ao Ministério da Defesa para estimular indústria nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmou uma parceria com o Ministério da Defesa com o objetivo de estimular a substituição de tecnologias e produtos importados de interesse da Defesa Nacional por correspondentes nacionais. A parceria, instituída por portaria conjunta publicada nesta terça, 12, no Diário Oficial da União (DOU), ainda busca o domínio de tecnologias de interesse da Defesa, integrar as iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de parcerias com instituições científicas e universidades e a indústria. Também está no escopo da parceria fomentar a capacitação de recursos humanos na área.

Notícias relacionadas
Para colocar o plano em prática será constituída uma Comissão Interministerial de Coordenação que vai propor a implementação de programas, projetos e atividades de interesse comum visando ao desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação. Além disso, vai sistematizar a participação no Ministério da Defesa na seleção de temas de seu interesse nas chamadas públicas realizadas pela Finep, entre outras atribuições.

A comissão terá a participação de dois representantes do Ministério da Defesa e dois representantes do MCTI, além de um representante de cada Comando da Marinha do Exército e da Aeronáutica.

A portaria desta terça, 12, revoga portaria com semelhante teor firmada entre os ministérios em 2007. Uma diferença entre os dois acordos é a participação do Ministério da Defesa na seleção de temas que receberão apoio da Finep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!