A LG está confiante na tomada do segundo lugar em vendas de aparelhos no mercado brasileiro. De acordo com Alexandre de Jesus, diretor comercial, a LG já tem o segundo lugar em números de aparelhos vendidos para os canais (operadoras e varejo). E que dentro de dois meses, isso se refletirá nas vendas de aparelhos para o consumidor. O primeiro lugar hoje é da Nokia, seguida pela Samsung e Motorola.
O executivo reconhece que não tem números precisos das vendas dos concorrentes, mas o "felling" da empresa mostra que eles estão assumindo a segunda posição. "A gente percebe quanto os clientes compraram dos concorrentes pelo histórico de venda e até pela quantidade comprada dos nossos aparelhos e uma série de outros fatores", diz ele.
Diante da alta demanda, a fabricante coreana já cogita rever sua meta de produção de 14 milhões para o ano. Alexandre explica que a revisão da meta não significa ampliação de fábrica. A empresa avalia três "vertentes" antes de tomar a decisão de ampliar a produção: o cenário macroeconômico, o mercado de celulares e o desempenho da própria empresa.
3G
Nesta quinta-feira, 12, a companhia apresentou um lançamento para o segmento premium, o Secret. Surpreendentemente o aparelho não é 3G, apesar de oferecer diversas ferramentas do Google como YouTube, blog, Gmail e busca. Alexandre explicou que o segmento premium não se limita apenas aos aparelhos de terceira geração e que a LG aposta no acabamento diferenciado do produto que é de fibra de carbono e o display protegido por um vidro temperado. Além disso, o executivo lembrou que a empresa tem um aparelho de 3G no mercado e mais dois devem entrar ainda neste mês, o que comprova, segundo ele, o interesse da empresa na terceira geração. No entanto, a resposta de Jang-Hwa Lee, vice-presidente e CEO da divisão de mobile communications para a América do Sul e Central, aponta para uma direção oposta. "Nós achamos que a América Latina e o Brasil não estão preparados para a 3G". O aparelho custará cerca de R$ 999 no plano pré-pago.
Para o início do ano que vem, a LG pretende lançar três modelos de smartphones, todos eles de terceira geração. O segmento foi, de certa forma, abandonado pela empresa que tem atualmente tem apenas um smartphone em seu portfólio.
Para o Natal a LG pretende entrar no mercado dos modems USB com fabricação local. A empresa tem uma fábrica em Taubaté (SP) que também exportará para o mercado sul-americano. O investimento para a nova linha ainda não foi fechado. Na opinião de Alexandre de Jesus, o Natal desse ano ainda não será o melhor para a 3G porque as operadoras ainda estão consolidando a ampliando as suas redes. "Ano que vem vai ser muito melhor", prevê.