Congresso da Abert vem com Lula e quatro ministros

O 23º Congresso da Abert (Associação Brasileira de Radiodifusores), que acontece na próxima semana (17 a 19 maio), promete ser uma demonstração de apreço do governo pelo setor de radiodifusão. São nada menos do que quatro ministros, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz a abertura, participando das sessões. Segundo a programação divulgada, estão confirmados os nomes dos ministros Antônio Palocci (Fazenda), Luiz Gushiken (Secom), Eunício de Oliveira (Comunicações) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Com o tema ?Brasil: nossa principal atração?, o evento tratará basicamente de quatro pontos: convergência tecnológica, TV e rádio digital, publicidade e legalidade na radiodifusão.
Segundo o presidente da Abert, José Inácio Pizani, não será um evento técnico nem político. Será uma combinação de temas, em que o setor de radiodifusão apresentará suas posições. No caso da TV e rádio digital, as posições da Abert são claras: na TV, os radiodifusores querem alta definição como padrão, mobilidade e portabilidade como possibilidade, entendem a capacidade de pesquisa das universidades mas acham que o processo está demorando demais, e estão dispostos a ajudar, no que for possível, a idéia de tornar a TV um instrumento de inclusão digital.
Em relação ao rádio, a Abert defende o padrão norte-americano, o I-BOC, pois, segundo a associação, "é um padrão pronto para ser usado", nas palavras de Pizani.

Notícias relacionadas
Em relação à convergência tecnológica, a Abert quer a segurança de que princípios de soberania das empresas, produção e conteúdos nacionais sejam respeitados. E quer mais: proteger e estimular o atual modelo de radiodifusão brasileiro.
Apóia, por exemplo, o projeto de Emenda Constitucional do senador Maguito Vilela (PMDB/GO), que propõe às empresas de telecomunicações e às empresas de Internet as mesmas regras válidas hoje para a radiodifusão (inclusive de controle de capital). O senador, aliás, particpa dos debates no Congresso da Abert.

Grade

Eunício de Oliveira falará sobre ?A Radiodifusão Brasileira e o Fenômeno da Convergência Tecnológica?; Luiz Gushiken, da Secom, discorrerá sobre ?Estratégia da Comunicação Social no País?; Antônio Palocci, ministro da Fazenda, falará no painel ?Brasil, nossa principal atração?; e finalmente, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, será o palestrante do painel ?Legalidade na Radiodifusão?.
Participam ainda os senadores Maguito Vilela, Sérgio Zambiasi (PTB/RS) e Hélio Costa (PMDB/MG)e o deputado federal Jader Barbalho (PMDB/PA).

Eventos paralelos

O congresso contará ainda com uma exposição de equipamentos e serviços técnicos e o 1º Fórum Técnico de Rádio e TV, destinado a técnicos e engenheiros que atuam no setor. As inscrições para o 23º Congresso Brasileiro de Radiodifusão podem ser feitas pelo telefone (61) 327-4600 ou pelo email congresso@abert.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!