Negócio só seria divulgado após mudança no PGO

O repentino silêncio sobre as negociações entre Oi e Brasil Telecom esconde uma estratégia de aguardar a definição regulatória para só então anunciar o negócio, evitando acusações de ilegalidade. Pelo menos é isso que têm dito no mercado executivos do BNDES. A decisão tomada pela cúpula responsável pelo negócio é aguardar a mudança do Plano Geral de Outorgas (PGO) pela Anatel e, só depois, anunciar a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, revelam interlocutores do banco estatal. Como o governo iniciou o processo de mudança no decreto que hoje impede a união das concessionárias, o recuo estratégico tornou-se um movimento óbvio que garantirá a legalidade da operação quando esta for anunciada ao mercado. Sem contar o benefício adicional de tirar as empresas dos holofotes por algum tempo.
O negócio está praticamente fechado, têm dito interlocutores do banco estatal. A maioria do capital da nova empresa, 51% das ações, ficará mesmo nas mãos de empresas privadas. O restante será repartido entre investimentos dos fundos de pensão e do BNDES. Uma das poucas questões pendentes na transação está relacionada com a criação de métodos que assegurem que a empresa não seja comprada no futuro por investidores estrangeiros. Instrumentos de gestão conjunta, onde o BNDES teria papel fundamental na administração, estão sendo estudados.

BNDES

Notícias relacionadas

Fonte próxima ao banco de fomento confirma que esta parte do acordo tem avançado bem. A idéia que tem prosperado é o uso de um mecanismo como o de uma golden share, ação que garantiria benefícios especiais ao detentor, como o poder de veto das decisões. No acordo até o momento, o BNDES ficaria com essa ação.
Um aspecto que também parece resolvido, segundo estes relatos, é que o banco de fomento não financiará a operação por meio de um sistema de empréstimo tradicional. O BNDES tem dito que entrará no negócio como um investidor, usando o BNDES Participações (BNDESPar). Assim, não haveria empréstimo, mas uma transação normal feita no mercado de ações, onde o banco se transformará em acionista com a compra de papéis por meio de seu braço investidor.

Opportunity

Se há um impasse nas negociações, ele está no acordo entre os fundos, o Citigroup e Opportunity. ?Essa pendência envolvendo o Daniel Dantas é séria porque inclui questões judiciais tanto no Brasil como fora?, conta uma fonte. ?É uma questão que tem exigido cautela dos envolvidos.? O discurso oficial é o de que o Opportunity poderia usar brechas no acordo para, no futuro, exigir compensações financeiras na Justiça. Outros dizem que o grupo de Daniel Dantas estaria buscando uma remuneração astronômica para ceder sua parte de ações no controle da Brasil Telecom.
A possibilidade de que no futuro Daniel Dantas tente voltar ao controle da nova empresa não tem sido considerada como um grande risco. ?Acho que ninguém acredita que, após o negócio, exista a possibilidade de uma tomada do Opportunity. Mas é preciso fechar todas as brechas?, pondera um interlocutor. Vale lembrar, contudo, que as negociações com Dantas baseiam-se sempre no que se sabe sobre ele, mas o banqueiro, mais de uma vez, sacou da cartola instrumentos inventados ou acordos de gaveta para reverter situações desfavoráveis. Foi assim em 2003, por exemplo, quando Dantas criou o acordo umbrella. O contrato, que dava poderes ao Opportunity de gerir as empresas mesmo que o grupo estivesse demitido pelos fundos de pensão (como de fato veio a acontecer), só apareceu no momento em que se tornou conveniente para Dantas, levantando suspeitas de fraude na criação do documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!