A Nokia anunciou nesta sexta-feira, 11, que o executivo Ailton Santos ocupará o cargo de head da empresa no Brasil a partir de janeiro de 2021. Até então vice-presidente para a Nokia Software na América Latina, Santos substituirá Luiz Tonisi, que deixa a fornecedora.
O novo head da Nokia para Brasil se reportará a Osvaldo Di Campli, que preside a região da América Latina desde outubro de 2017. "Temos um compromisso com o Brasil e nossos esforços estão voltados para criar um ecossistema de 5G aberto, robusto e com redes de alto desempenho, segurança e integridade. Ter a oportunidade de liderar uma equipe dedicada ao desenvolvimento do País é extremamente motivador", afirmou Santos, em comunicado.
Formação
O profissional é graduado em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Santos também tem pós-graduação no International Institute for Management Development, da Suíça, e mestrado na norte-americana Southern Methodist University e na Fundação Getúlio Vargas.
Pela Nokia, o executivo foi classificado como um profissional "versátil, com sólida experiência e sucesso comprovado em diversos papéis, funções e segmentos da indústria". Entre as passagens anteriores de Santos estão o cargo de VP regional e líder nacional da Hewlett-Packard Enterprise Software e diretor global de infraestrutura de TI da Baker Hughes.