GSMA: oito países na América Latina destinaram 3,5 GHz para 5G

Apenas oito países na América Latina já destinaram a faixa de 3,5 GHz para o uso de serviço móvel (IMT), especialmente para o 5G. Segundo a associação global de operadoras móveis GSMA em relatório (clique aqui para baixar em inglês) divulgado nesta quarta-feira, 11, há contudo diferentes desafios em cada caso. O caso brasileiro, como é de se esperar, é um destaque por conta da interferência nas aplicações da banda C na TV parabólica (TVRO) e pela fragmentação dos blocos sugeridos para o leilão da Anatel. Por isso, o País está fora dessa lista do 5G, pelo menos por enquanto.

Conforme mostra o quadro abaixo, a maioria dos países tem parte dessa faixa dedicada a usuário de serviço fixo de satélite (FSS, na sigla em inglês). No Brasil, de acordo com a entidade (citando informações de órgãos reguladores), há 340 estações entre na faixa de 3,3-3,4 GHz; 656 estações em 3,4-3,6 GHz; todo o ecossistema de TVRO em 3.625-3.800 MHz; mais de 800 estações em 3,7-3,8 GHz; e mais de 4,2 mil estações de 3,8-4,2 GHz. 

Notícias relacionadas

O relatório ainda coloca o planejamento da Anatel de dedicar um bloco regional de 60 MHz além de dois de 100 MHz e um de 80 MHz para cobertura nacional (a área técnica está sugerindo agora cinco blocos de 80 MHz). "Pesquisa em andamento da Anatel e operadoras já concluiu que ambos os sistemas (IMT e TVRO) podem coexistir com uma aplicação de filtros e limitações. Melhores filtros são esperados em breve". A GSMA diz que um cenário desafiador para a faixa adjacente ainda está sendo analisado em estudos, mas com "grandes resultados esperados de novos filtros". 

Entre os principais desafios para o Brasil, a associação cita:

  • Estudos e avaliação para a "possibilidade de migração das famílias de baixa renda dependentes do TVRO para uma faixa mais alta e/ou provisões explícitas, incluindo filtros";
  • Acordos de sincronização entre todos os vencedores do leilão serão "altamente necessários" por conta da destinação regional;
  • Aumento de alocação de espectro e atualização para bandas identificadas para o IMT.

Neste último quesito, a GSMA entende que o Brasil deve atualizar a tabela de frequências para incluir as novas faixas e colocar no leilão, além de também "considerar para identificação" a faixa de 3,6-3,7 GHz para a próxima conferência mundial de radiofrequências (WRC-23).

Comparativo

Dos 11 países consultados, apenas três ainda não limparam espectro nessa faixa: Brasil, Argentina e Guatemala. Com diferentes níveis de quantidade disponível (de 100 MHz até 400 MHz) para o serviço móvel, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México, Peru e Uruguai já garantiram a frequência para o 5G.

Considerando as alocações atuais da faixa de 3,5 GHz para SMP, o Brasil aparece com 300 MHz (3,3-3,6 GHz), embora cite os planos de destinar 400 MHz no leilão do 5G. Em comparação, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai dedicaram toda a faixa até 4,2 GHz. Já a Argentina não tem nenhuma banda nessa faixa para serviços móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!