Migração de parabólicas para banda Ku será adiantada nas regiões metropolitanas

Conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, durante o Pay-TV Forum 2022. Foto: Marcelo Kahn/TELETIME

Em reunião na manhã desta terça-feira, 11, o Grupo de Acompanhamento de Interferências (Gaispi) determinou à Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF – Siga Antenado) o início da migração da TVRO (parabólica) para a banda Ku em localidades das regiões metropolitanas das capitais e das cidades com mais de 500 mil habitantes, cuja lista preliminar já havia sido adiantada por este noticiário. A ideia é adiantar os trabalhos para a limpeza do espectro nas regiões (os chamados "clusters"), ainda que isso não signifique uma liberação para as operadoras ligarem o 5G.

Segundo comunicado do Gaispi feito pela Anatel, a decisão não significa necessariamente a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz em todos os municípios da lista já a partir de 1º de janeiro. "Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite", diz a agência.

Ao TELETIME, o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, afirmou que o principal ponto foi aproveitar a campanha já realizada nas capitais para a migração nos clusters, otimizando os recursos públicos. Ele confirmou também que há um "excedente" na quantidade de kits de banda Ku que sobraram na liberação da faixa nas capitais porque a EAF havia estimado uma adesão maior das famílias do CadÚnico, mas a entidade já deverá solicitar mais aparelhos para atender nas novas regiões – que deverão ter maior demanda dessa migração, vale salientar.

Notícias relacionadas

Moreira disse que a reunião não tratou da mitigação das FSS. Esse trabalho continuará sendo feito pela EAF para a liberação das cidades acima de 500 mil habitantes em 1º de janeiro. "Se ela conseguir mitigar também nos clustes, se houver possibilidade, já deixa a região toda limpa", afirma. As operadoras, contudo, não terão obrigatoriedade de ligarem o 5G na faixa desde já.

No site da Anatel é possível conferir a lista com todas as localidades que estarão nessa etapa da limpeza da faixa de 3,5 GHz. Clique aqui para acessar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!