Depois de um longo período afundada em crise, a Tectoy – que já chegou a vender em um único ano mais de 350 mil consoles de videogame – começa a se reerguer. O primeiro passo foi adotar um novo reposicionamento de marca e uma nova identidade visual, de acordo com a proposta de ser uma companhia de entretenimento digital, e não mais simplesmente de brinquedos eletrônicos. Paralelamente, a empresa está se preparando para entrar no novo mercado da Bovespa. Soma-se ainda a entrada em novos mercados, como a TV digital, e brinquedos tecnológicos, batizados de Cool toys.
TV digital
Para o fim do ano, a Tectoy lança dois produtos. Um deles é o Mobi TV, um receptor do sinal da TV digital para notebooks e PCs. É um dispositivo USB com uma antena retrátil que capta o sinal de baixa definição para receptores móveis emitido pelos radiodifusores. O produto chega para ser vendido para o Natal; as transmissões digitais começam na capital paulista no dia 2 de dezembro. O primeiro lote importado contém 4 mil unidades, mas a partir do ano que vem a companhia tem interesse em começar a produzir os receptores na sua fábrica em Manaus. ?Acreditamos que exista um mercado de 50 mil unidades desse produto ao ano no Brasil?, afirma Fernando Fisher, CEO da Tectoy. O preço sugerido é de R$ 369.
Cool toys
Na linha dos cool toys, a novidade – que também chega para o Natal no Brasil ? é um coelhinho que funciona conectado a uma rede sem fio. O coelho pode ler as mensagens de e-mail, pode ser usado para fazer ligações VoIP, acompanhar RSS (sistema que envia as atualizações dos sites cadastrados para o e-mail do usuário) etc. ?Esse coelhinho é a própria definição da Web 2.0. É quase infinito o que ele pode fazer, basta que o usuário o programe para as mais variadas tarefas?, diz André Faure, gerente geral de marketing da Tectoy. O produto é importado e foi desenvolvido pela francesa Violet; o preço sugerido é de R$ 899. ?A idéia é criarmos os nossos próprios cool toys no futuro?, diz Faure.
Na esteira do processo para reerguer a companhia, o CEO, Fernando Fisher, pretende ampliar até o fim do ano os 34 varejistas parceiros para mais de 500. ?Temos uma distribuição muito centralizada. Chegaremos a mil parceiros?, acredita. Até o fim do ano, a Tectoy gastará R$ 1,5 milhão para na campanha desses dois produtos.