Unifique ainda não prevê investimento massivo em antenas 5G

O lançamento da operação móvel da Unifique ainda está marcado para o final de junho, embora a empresa deixe espaço para mais um possível adiamento. Mas a companhia já avisa que não deverá fazer um grande investimento em aquisição de equipamentos ainda. "Não temos previsão de investimento massivo em estação radiobase, nossa expectativa é fazer teste com fornecedores diferentes, principalmente no caso das antenas, para integrar a rede de transporte e estudar o comportamento das antenas", disse o diretor financeiro e de relações com investidores da prestadora, José Wilson Jr, durante teleconferência de resultados financeiros do primeiro trimestre nesta quinta, 11.

"Não temos necessidade de antecipar esse investimento. Hoje, de 80% a 90% dos celulares ainda estão na tecnologia 4G, mas a gente entende que o 5G está avançando muito rápido, então talvez a partir de 2024 ou 2025 já exista uma participação [de mercado da tecnologia] que faça sentido nós anteciparmos o investimento", prevê. 

Isso porque a companhia de Santa Catarina está em estágio de preparação da infraestrutura. "Estamos muito focados ainda em todos os esforços de integração de core com os cores das operadoras incubents, porque vamos ser dependentes dessas redes existentes – nuances como chamadas de emergência, linhas de alguns bancos, tudo precisa estar tudo muito bem configurado e funcionando primeiro na rede existente antes da rede própria", afirma. 

Notícias relacionadas

Assim, a prioridade da Unifique é ter os sistemas funcionando sem problemas e operando na parte do core. Por isso, a previsão continua sendo de lançamento no próximo mês, pelo menos por enquanto. "Estamos trabalhando para isso, é um negócio novo para a companhia. Está sob nosso controle. Mas caso ocorra algum evento que não nos permita operar até o final do próximo mês, vamos informar o mercado."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!