Autoridade de competição do Reino Unido desaprova venda da O2, da Telefónica

A Autoridade de Competição e Mercado (CMA), entidade reguladora do Reino Unido, enviou nesta segunda-feira, 11, carta à Comissão Europeia expressando "séria preocupação" com a proposta de fusão entre a Three, do grupo de Hong Kong Hutchison Whampoa, com a O2, da Telefónica. De acordo com a CMA, a consolidação provocaria "o crescimento de um impedimento significativo à competição efetiva no varejo e no atacado dos mercados de telecomunicações móveis no Reino Unido".

O órgão do governo do Reino Unido entende que o caso é complexo por conta do mercado concentrado, pelo número de partes interessadas e por características específicas como dois acordos de compartilhamento de rede. Lembra que a própria Comissão Europeia já mostrou objeções à transação em fevereiro, contando com suporte inclusive da agência reguladora britânica, a Ofcom. Na época, a Comissão afirmou que a consolidação levaria a aumento de preços e/ou redução na qualidade dos serviços móveis oferecidos como resultado de "dano significativo" à competição.

A CMA afirma que as contrapartidas oferecidas pelas empresas para sanar essas preocupações "ficaram muito aquém do que seria necessário para alcançar o padrão legal relevante".  A autoridade justifica que as remediações são "deficientes materialmente" por não levar à criação de uma quarta operadora móvel capaz de competir efetivamente e em longo prazo com as três restantes. Adiciona que as medidas não sanariam "crescentes preocupações" do impacto que a companhia unificada teria em ambos os acordos de compartilhamento de redes, "incluindo maior risco de coordenação".

Notícias relacionadas

A solução, ainda de acordo com a CMA, seria o desinvestimento de toda a área de redes móveis ou da Three, ou da O2; ou ainda possibilitar venda parcial de ativos. O desinvestimento deveria incluir a infraestrutura de rede e "espectro suficiente para garantir uma quarta MNO comercialmente viável no Reino Unido". E conclui: "Na ausência de tais remediações estruturais, a única opção disponível para a Comissão é a proibição".

O acordo entre a Hutchison e a Telefónica para a compra da O2 é avaliado em 14 bilhões de euros e foi formalizado pelas duas empresas em março do ano passado. A ideia do grupo espanhol é usar grande parte dos recursos obtidos para reduzir endividamento. As duas companhias precisarão correr para conseguir aprovação das entidades regulatórias: a conclusão da transação precisa ocorrer até o dia 30 de junho deste ano, com possibilidade de extensão para até 30 de setembro no caso de ocorrência de certas circunstâncias acertadas em contrato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!