Nokia prevê margem operacional negativa em handsets no primeiro tri

A Nokia divulgou nesta quarta-feira, 11, números parciais referentes ao primeiro trimestre de 2012, incluindo uma previsão de margem operacional negativa de 3% de sua divisão de aparelhos e serviços. Anteriormente a empresa havia divulgado que esperava uma margem operacional próxima a zero, podendo variar até dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O cenário só não foi pior em razão de uma queda nos custos de garantia de terminais. Os números oficiais do primeiro trimestre só serão divulgados no dia 19 de abril.

Notícias relacionadas
Entre janeiro e março, a Nokia vendeu 71 milhões de celulares e 12 milhões de smartphones. Entre os fatores negativos citados pela empresa finlandesa estão problemas nas vendas líquidas de telefones celulares e smartphones, particularmente nos mercados da Índia, Oriente Médio, África e China.

A empresa espera que a margem operacional no referido setor, no segundo trimestre, se mantenha em nível semelhante ou pior do que o atual, devido, entre outros fatores, à dinâmica desfavorável de competição no mercado e a problemas no ambiente macroeconômico. Segundo a Nokia, os resultados desapontadores do primeiro trimestre, assim como as previsões pessimistas para o segundo trimestre, mostram que o setor de aparelhos e serviços da empresa continua em meio a um período de transição.

Lumia

Para superar o viés de baixa, a empresa diz estar aumentando os investimentos no Lumia para recuperar mercado, salientando a parceria com a Microsoft para uso do Windows Phone e os benefícios que isso pode trazer no futuro, especialmente no mercado norte-americano.

No período em questão, a Nokia vendeu mais de dois milhões de Lumias a um preço médio de 220 euros. Além disso, a empresa viu o aparelho ganhar market share tanto entre parceiros distribuidores quanto entre consumidores. O sistema operacional (OS) do Windows Phone também está atraindo desenvolvedores, já havendo mais de 80 mil apps disponíveis para o OS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!