Abinc e IDSA se juntam para data spaces no Brasil

A Associação Brasileira de Internet da Coisas (Abinc) e a International Data Spaces Association (IDSA) se juntaram para a criação de data spaces no Brasil, ou infraestruturas descentralizadas que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um mesmo ambiente.

Sediada na Alemanha, a IDSA abrange mais de 140 organizações de todo o mundo. As companhias envolvidas trabalham em conjunto no desenvolvimento, teste e promoção de arquiteturas abertas, protocolos e padrões. Com a parceria, o objetivo, segundo a Abinc, é tornar possível o compartilhamento soberano de dados. 

"Hubs nacionais da IDSA, já implementados em diversos países, apoiam essas atividades e se conectam com o ecossistema local, movimento no qual o Brasil passa a fazer parte através da parceria entre ABINC e IDSA", informaram as associações, em nota.

Notícias relacionadas

A Abinc já faz parte do grupo de membros da IDSA e, entre os nomes que representa, estão empresas como a operadora Datora, a Qualcomm e Sateliot. Agora, a associação que atua no segmento de IoT também atuará como facilitadora do novo ecossistema de empresas que cooperarem com a IDSA.

De acordo com a Abinc, ao eliminar a necessidade de coordenação bilateral entre os atores envolvidos no compartilhamento de dados, esses espaços de dados se tornam "habilitadores essenciais para novos modelos de negócios digitais com robusta proteção e interoperabilidade de dados". 

A iniciativa, chamada de IDSA Hub Brazil, será lançada oficialmente no dia 21 de março, em evento na sede do Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!