A Associação Brasileira de Internet da Coisas (Abinc) e a International Data Spaces Association (IDSA) se juntaram para a criação de data spaces no Brasil, ou infraestruturas descentralizadas que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um mesmo ambiente.
Sediada na Alemanha, a IDSA abrange mais de 140 organizações de todo o mundo. As companhias envolvidas trabalham em conjunto no desenvolvimento, teste e promoção de arquiteturas abertas, protocolos e padrões. Com a parceria, o objetivo, segundo a Abinc, é tornar possível o compartilhamento soberano de dados.
"Hubs nacionais da IDSA, já implementados em diversos países, apoiam essas atividades e se conectam com o ecossistema local, movimento no qual o Brasil passa a fazer parte através da parceria entre ABINC e IDSA", informaram as associações, em nota.
A Abinc já faz parte do grupo de membros da IDSA e, entre os nomes que representa, estão empresas como a operadora Datora, a Qualcomm e Sateliot. Agora, a associação que atua no segmento de IoT também atuará como facilitadora do novo ecossistema de empresas que cooperarem com a IDSA.
De acordo com a Abinc, ao eliminar a necessidade de coordenação bilateral entre os atores envolvidos no compartilhamento de dados, esses espaços de dados se tornam "habilitadores essenciais para novos modelos de negócios digitais com robusta proteção e interoperabilidade de dados".
A iniciativa, chamada de IDSA Hub Brazil, será lançada oficialmente no dia 21 de março, em evento na sede do Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas.