Proposta da Anatel prioriza inovação e competição

O conselheiro Luiz Tito Cerasoli, ao fazer a abertura do 3º Telejur, nesta terça, 11, em Brasília, explicou as estratégias da Anatel ao elaborar os novos contratos concessão. Segundo o conselheiro, a Anatel trabalhou basicamente com duas diretrizes: inovação e competição. No tocante à inovação, foram trabalhadas a idéia de evolução tecnológica do serviço (taxa de transmissão além de 64 kbps), relação entre tarifas e qualidade, planos básicos diferenciados por porte de localidades, alteração na cesta de tarifas para ampliar o acesso, alteração nos regulamentos para redução de custos, revisão regular dos contratos, implantação de outras opções para seleção de prestadora de longa distância, introdução da revenda de serviços e alteração na dimensão das áreas locais de prestação do serviço.
Em relação à competição, a Anatel introduziu modificações no contrato que têm como objetivo promover a separação entre a prestação do serviço local e do serviço de longa distância, a separação entre infra-estrutura e serviços, e o estabelecimento da tarifa de uso orientada por seu custo. A exposição do conselheiro Tito Cerasoli foi considerada muito positiva pelos presentes que lamentaram que este tipo de exposição não viesse sendo feita nas audiências públicas realizadas nos estados.

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