Para Associação Neo, acordo entre Vivo e Winity busca afastar novas operadoras móveis

Entidade que representa prestadoras de pequeno porte, MVNOs e entrantes no mercado móvel, a Associação Neo avalia que o objetivo central do acordo de compartilhamento de rede entre Vivo e Winity é afastar novas operadoras móveis do mercado brasileiro.

A leitura está presente em manifestação enviada pela Neo ao Cade, que avalia o compromisso entre a Vivo e a empresa do fundo Pátria que adquiriu a faixa de 700 MHz no leilão de 2021. O documento pede que o acordo não seja aprovado pelo órgão antitruste.

Na avaliação da Neo, o compartilhamento de metade da capacidade adquirida pela Winity com a Vivo é um "grave obstáculo" para finalidade pretendida pela Anatel na licitação do espectro (fomentar a competição no segmento móvel). No leilão, grandes operadoras que já possuíam o 700 MHz tinham participação vedada na disputa da faixa.

Notícias relacionadas

"A Neo entende que o objetivo central da operação notificada por Telefônica e Winity é criar barreiras à entrada e expansão de prestadoras competitivas, garantindo que esses players não terão acesso à faixa de espectro adquirida pela Winity, cuja finalidade prevista pelo próprio regulador setorial era a criação de um player de rede neutra, e não a concentração nas mãos de uma das prestadoras dominantes", alegou a entidade, na manifestação ao Cade.

"Um player que pretenda realizar operação de atacado neutra não pode ceder com exclusividade espectro para uma prestadora dominante e logo reduzir sua capacidade de construir rede de com capacidade suficiente para demais interessadas", disparou a Neo.

O grupo de PPPs ainda questionou a abrangência do aluguel de espectro: segundo a Neo, os 1,1 mil municípios onde a Vivo quer utilizar o adicional de 700 MHz concentram 90% das receitas do mercado móvel e incluem importantes cidades vizinhas de "áreas nobres". O passo, entende a associação, seria uma forma da tele "burlar" o limite de frequências (spectrum cap) da faixa.

A Vivo e a Winity já enviaram suas próprias argumentações ao Cade no processo que avalia o negócio. Para a nova dona da faixa de 700 MHz, a operação do recurso não se sustentaria sem a utilização de infraestrutura existente da Vivo, na qual boa parte da rede da Winity será ancorada.

Torres

A Associação Neo também apontou um risco de impacto anticompetitivo no mercado de torres, uma vez que o acordo entre Vivo e Winity prevê que esta construa até 3,5 mil sites para a tele até 2030.

O cenário criaria uma reserva de mercado exclusiva para a operadora atacadista. Para a Neo, caso prevaleça uma dinâmica de RAN sharing entre grandes operadoras (com possibilidade evolução para single grid em certos casos), a Winity poderia se tornar a torreira (ou towerco) exclusiva para expansão do 4G e 5G.

"Contrapartidas estabelecidas entre as partes, como no caso objeto deste ato de concentração, que entrelaçam três acordos distintos, sendo um deles de infraestrutura (torres/sites), juntamente com a cessão de parte do espectro […] dificultam e, no limite, impedem a operação de atacado neutra", argumentou a Neo, na manifestação.

O acordo entre Vivo e Winity foi anunciado pelas empresas em agosto do ano passado. Além do processo no Cade, a parceria ainda está sob intenso escrutínio da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!