Macaíba (RN) recebe ponto de Internet do programa Wi-Fi Brasil

A localidade de Macaíba (RN) recebeu nesta segunda-feira, 11, um ponto de conexão, em prova de conceito, do programa Wi-Fi Brasil. O ponto de acesso à Internet atenderá os trabalhadores do canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304. A conexão é fornecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras.

A inauguração foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Junto com Faria, estava o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que fez a entrega da travessia superior do viaduto Gancho do Igapó, pelo Ministério da Infraestrutura. A obra visa aumentar a segurança no principal corredor urbano de Natal, no qual circulam cerca de 50 mil veículos por dia.

O local, conhecido como Reta Tabajara, é considerado como precário para comunicação, e o ponto de conexão do Wi-Fi Brasil também atenderá, por extensão, ao posto da Polícia Rodoviária Federal, que se situa naquela área.

Notícias relacionadas

"Nessa região, nós temos uma grande dificuldade de conexão à rede móvel de dados e mesmo de sinal de telefonia. Esse ponto do programa Wi-Fi Brasil, que nós estamos instalando, vai resolver o problema de comunicação no local e beneficiar os trabalhadores da obra", destaca o ministro Fábio Faria.

O Wi-Fi Brasil

O Wi-Fi Brasil é um programa que pretende dar uma funcionalidade adicional aos 12.700 pontos do GSAC (Programa Governo Eletrônico – Atendimento ao Cidadão), incluindo 9.500 escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais entre outros. O projeto do ministério é adicionar um hot-spot de uso aberto aos pontos do GSAC.

No Rio Grande do Norte, o programa atende a 100 municípios, com 292 pontos do Wi-Fi Brasil. Destes, 233 são escolas públicas rurais. O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras, em prova de conceito. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades remotas do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.