Macaíba (RN) recebe ponto de Internet do programa Wi-Fi Brasil

A localidade de Macaíba (RN) recebeu nesta segunda-feira, 11, um ponto de conexão, em prova de conceito, do programa Wi-Fi Brasil. O ponto de acesso à Internet atenderá os trabalhadores do canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304. A conexão é fornecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras.

A inauguração foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Junto com Faria, estava o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que fez a entrega da travessia superior do viaduto Gancho do Igapó, pelo Ministério da Infraestrutura. A obra visa aumentar a segurança no principal corredor urbano de Natal, no qual circulam cerca de 50 mil veículos por dia.

O local, conhecido como Reta Tabajara, é considerado como precário para comunicação, e o ponto de conexão do Wi-Fi Brasil também atenderá, por extensão, ao posto da Polícia Rodoviária Federal, que se situa naquela área.

Notícias relacionadas

"Nessa região, nós temos uma grande dificuldade de conexão à rede móvel de dados e mesmo de sinal de telefonia. Esse ponto do programa Wi-Fi Brasil, que nós estamos instalando, vai resolver o problema de comunicação no local e beneficiar os trabalhadores da obra", destaca o ministro Fábio Faria.

O Wi-Fi Brasil

O Wi-Fi Brasil é um programa que pretende dar uma funcionalidade adicional aos 12.700 pontos do GSAC (Programa Governo Eletrônico – Atendimento ao Cidadão), incluindo 9.500 escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais entre outros. O projeto do ministério é adicionar um hot-spot de uso aberto aos pontos do GSAC.

No Rio Grande do Norte, o programa atende a 100 municípios, com 292 pontos do Wi-Fi Brasil. Destes, 233 são escolas públicas rurais. O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras, em prova de conceito. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades remotas do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!