Ministro Fábio Faria destaca papel da Telebras em programa de conexão por WiFi

Em reunião com o novo presidente da Telebras, Jarbas Valente, nesta terça-feira, 5, o ministro das Comunicações Fabio Faria destacou a importância da parceria entre o Ministério das Comunicações e a Telebras para expansão dos pontos de conexão, em prova de conceito, do programa Wi-Fi Brasil, levando internet gratuita e ilimitada para locais remotos no País, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O programa, na verdade, é uma evolução do programa GESAC (Governo Eletrônico Atendimento ao Cidadão), que foi lançado em 2003 e sofreu várias adaptações ao longo dos anos. Na mais recente, em 2017, a Telebrás foi contratada para prestar o serviço através do SGDC, com equipamentos e operacionalização da Viasat, por R$ 663 milhões, substituindo as empresas privadas que tradicionalmente forneciam a infraestrutura. O GESAC atende pontos de presença específico, como escolas e postos de saúde.

A ideia do Wi-Fi Brasil, que ainda está sendo formatado, segundo apurou este noticiário, é utilizar os terminais do GESAC e ampliar o uso com a instalação de hotspots WiFi gratuitos para a população, desvinculados do uso do local em que o equipamento está instalado. O novo programa não se confunde tampouco com o Internet para Todos, lançado pelo ex-ministro Kassab e que visava enquadrar serviços comerciais dentro do projeto GESAC, gozando assim de benefícios tributários. O Internet para Todos não deu certo por conta desta dificuldade de enquadramento tributário.

Na conversa, Fabio Faria lembrou a importância da ampliação do atendimento às comunidades locais e equipamentos públicos que não possuem conectividade para acesso à internet por meio do SGDC, satélite brasileiro operado pela Telebras em parceria com a empresa norte-americana Viasat.

Notícias relacionadas

Programa Wi-Fi Brasil

O programa Wi-Fi Brasil, programa de conectividade que leva acesso à Internet a localidade de baixa renda, atenderá cerca de 12.700 localidades, incluindo 9.500 escolas rurais, além de postos de saúde, assentamentos e aldeias indígenas. A expectativa é expandir o programa e conectar 50 mil estações de internet via SGDC.

No encontro, Jarbas Valente apresentou uma amostra de nove locais onde os pontos de acesso Wi-Fi Brasil foram instalados. O sistema detectou 400 mil conexões e a análise apresentada ao ministro apontou que a população tem usado a conexão para acessar as redes sociais e serviços em geral.

"Nós conversamos com algumas pessoas que receberam a antena do programa Wi-Fi Brasil e vimos que não é só a rede social. Tem muita gente que usa para acessar serviços públicos. O acesso também ajuda os pequenos empresários nessas regiões, com a divulgação dos produtos, vendas on-line e maquininhas de cartão, que dependem da conexão com a internet", finalizou o ministro Fábio Faria. Participaram também da reunião o chefe de Gabinete da Telebras, Luiz Fernando Ferreira Silva, e o gerente Jurídico, José Maria Meirelles, além do secretário-executivo do Ministério, Vítor Menezes, e o secretário de radiodifusão e de telecomunicações interino, Maximiliano Martinhão. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!