Um Telecom amplia fibra em Pernambuco para atender TJPE

Foto: Thiago Japyassu/Pexels

A provedora Um Telecom anunciou que irá expandir a rede de conectividade em Pernambuco para atender às demandas dos tribunais de Justiça do estado (TJPE) em 184 municípios, além do distrito de Fernando de Noronha.

O contrato é na ordem de R$ 8 milhões e prevê rede de fibra óptica. No caso da ilha de Fernando de Noronha (que fica a 545 km da costa pernambucana), a empresa implementará tecnologia de Internet via satélite de baixa órbita (LEO), com a promessa de velocidade média de 150 Mbps. Antes da Um Telecom, os servidores do TJPE no arquipélago eram atendidos por velocidades inferiores a 10 Mbps, informou a empresa.

De acordo com a companhia, esse contrato está em fase de implantação. Será após o mês de novembro que todos os endereços físicos do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco estarão conectados por fibra óptica. Segundo a empresa, as taxas de transmissão devem superar os 150 Mbps, podendo chegar a até 5 Gbps. Anteriormente, as instalações ofereciam velocidades a partir de 10 Mbps.

Notícias relacionadas

Detalhes

O contrato também prevê a utilização das soluções de segurança da operadora. Com isso, Os despachos, a comunicação, as requisições e outros dados que transitam no ambiente digital do TJPE serão 100% criptografados. "O fornecimento da infraestrutura é o primeiro passo para que novas aplicações possam ainda vir a ser desenvolvidas, além de proporcionar uma excelente estrada de transformação digital para o TJPE", disse o COO da Um Telecom, Daniel Gomes.

Hoje, a infraestrutura de fibra óptica da Um Telecom conecta os 185 municípios de PE, "o que não necessariamente quer dizer que a fibra chegava na porta do tribunal", disse ao TELETIME a diretora de marketing da provedora, Raquel Scarano. "O fato da gente expandir a nossa rede ou reforçar a conectividade para uma região faz com que também, naturalmente, outros clientes sejam beneficiados", explicou.

Este é o terceiro contrato que a companhia executa com uma instituição do sistema de justiça pernambucano. A empresa já instalou infraestrutura semelhante no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e, também, na Defensoria Pública de Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!