A Nokia anunciou que obteve sucesso na sua primeira demonstração de aplicações multimídia sobre IP, baseadas no padrão 3GPP2/3GPP (3rd Generation Partnership Project 2), de acordo com as especificações do IP Multimedia Subsystem (IMS), sobre uma rede comercial CDMA 2000. A Nokia é a primeira empresa a completar esse tipo de demonstração e a estender suas aplicações IMS para o CDMA, assim como já ocorre com o GSM. O teste foi feito na Finlândia.
O IMS é o elemento do núcleo da rede das operadoras que faz com que os dispositivos das redes móveis e fixas interajam com as sessões que usam o IP.
Nessa demonstração, a Nokia usou o IMS em aplicação comercial e demonstrou sessões simultâneas de games, instant messaging e compartilhamento de arquivos. A demonstração incluiu a interoperabilidade entre handsets GSM/GPRS e CDMA, assim como com CDMA 1xEV-DO e notebooks.
SIP
No ano passado, a Nokia apresentou a primeira solução comercial, end-to-end, do 3GPP IMS para SIP (session initiation protocol) com aplicações como compartilhamento de vídeo em tempo real, push-to-talk, conteúdo compartilhado, instant messaging, games interativos e indicação de presença na rede. Mais recentemente, a Nokia e a Telecom Italia anunciaram planos para lançar na Itália o serviço de compartilhamento de vídeo, no segundo trimestre deste ano. A empresa finlandesa anunciou, também, uma cooperação com a operadora TeliaSonera para NGN e arquiteturas baseadas em IMS, SIP e outras tecnologias definidas como ?redes do futuro?.