Citibank e fundos de pensão explicam acordo à CVM

Um novo acordo de acionistas foi selado entre os fundos de investimento Investidores Institucionais FIA (antigo CVC Opportunity Equity Partners FIA) e o CVC International Brazil, novo gestor do CVC Opportunity Equity Partners LP em lugar do grupo Opportunity. O primeiro tem como principais cotistas grandes fundos de pensão brasileiros, como Previ, Petros e Funcef. O segundo tem como único cotista o Citibank. Em ambos o grupo de Daniel Dantas foi destituído da gestão pelos cotistas.
Segundo informaram as partes do acordo à CVM, o documento dispõe sobre o direito de preferência entre as partes em caso de alienação das ações vinculadas; o exercício compartilhado do poder de controle nas companhias; e o direito de venda em conjunto.
O Investidores Institucionais FIA explicou que o direito de venda em conjunto visa ?assegurar a todos os signatários dos Acordos de Acionistas o direito de vender suas ações nas mesmas condições de outra parte que pretenda alienar ações de sua propriedade vinculadas aos Acordos de Acionistas. Também são beneficiárias do direito de venda em conjunto, embora não sejam signatárias dos acordos de acionistas, Fundação Vale do Rio de Doce de Seguridade Social – Valia, com respeito à sua participação acionária em Opportrans Concessão Metroviária S.A., e Telos – Fundação Embratel de Seguridade Social com relação às participações acionárias que detêm em Invitel S.A. e Newtel Participações S.A."

Notícias relacionadas
No mesmo comunicado, o fundo esclarece que o novo acordo de acionistas está condicionado à ocorrência de determinados eventos, como a conclusão da troca do Opportunity pelo CVC International Brazil como novo administrador do CVC Opportunity Equity Partners LP.
São objetos do novo acordo de acionistas as participações acionárias nas seguintes companhias:

1) Opportunity Zain S.A., que tem investimento indireto em Brasil Telecom Participações S.A. e Brasil Telecom S.A.
2) Argolis Participações S.A., que tem investimento indireto na Telemar Norte Leste S.A.
3) Futuretel S.A., Newtel Participações S.A., Telpart Participações S.A. e Highlake International Business Company Ltd., as quais têm investimentos diretos ou indiretos em Telemig Celular Participações S.A., Telemig Celular S.A., Tele Norte Participações S.A. e Amazônia Celular S.A.
4) Santos Brasil S.A., Opportunity Leste S.A. e 525 Participações S.A., sendo que as duas últimas têm investimentos diretos ou indiretos em Santos Brasil S.A.;
5) Opportunity Oeste S.A., que tem investimento indireto em Opportrans Concessão Metroviária S.A.
6) Opportunity Daleth S.A., que tem investimento indireto em Companhia de Saneamento do Paraná -Sanepar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!