A Oi informou ao mercado nesta sexta-feira, 10, que recebeu a indicação da chapa dos acionistas minoritários Tempo Capital, Victor Adler e VIC DTVM. Esses são os dez nomes para a possível votação para novo conselho de administração convocada – a pedido desses investidores – na assembleia geral extraordinária do próximo dia 6 de março.
Os três minoritários indicaram para a formação do conselho os nomes de Andrew Thomas Campbell; Claudia Elisa de Pinho Soares; Daniel Alves Ferreira; Isabella Saboya de Albuquerque; Marcelo Amaral Moraes; Marcos Rocha; Mauro Gentile Rodrigues da Cunha; Ricardo Doria Durazzo; Ricardo Magalhães Gomes; e Ricardo Reisen Pinho. No caso de aprovação da proposta de redução do tamanho do conselho ser reduzido para nove membros, a composição da chapa seria a mesma, mas sem os nomes de Andrew Campbell e Marcelo Moraes.
No começo da semana, o grupo de acionistas já havia indicado o nome de Raphael Manhães Martins para a conselho de administração. A lista dos outros dez (ou oito) membros restantes completam o total de cadeiras proposto.
A Oi diz que ainda aguarda documentação e informações relativo a alguns dos membros que não foram apresentados à companhia. Entretanto, no fato relevante, anexou as informações de todos os indicados. Confira:
- Andrew Campbell é administrador de empresas e atua como diretor técnico da Alliancebernstein Brasil, tendo passado por cargos de diretoria na Diagnósticos da América (Dasa), Neoway Businss Solution e Banco Credit Suisse.
- Cláudia Elisa Soares também é administradora de empresas e atua como membro independente do conselho da Camil Alimentos, Tupy e Even, além de ser presidente do conselho do grupo Cassol. Elá já atuou em cargos de diretoria executiva (C-level) em empresas como Grupo NC/EMS, Fnac, Votorantim Cimentos, GPA, Via e AmBev.
- Daniel Ferreira é advogado e é membro do conselho de administração da Eletrobras desde 2019, além de ser sócio do Escritório Mesquita Pereira, Almeida Esteves Advogados. Ele já teve passagens em conselhos da Cemig, Renova Energia e Petrobras.
- Isabella Saboya de Albuquerque é empresária e atua como analista, gestora e conselheira de administração independente em empresas abertas, como Brasilagro, Grupo Mateus, Klabin e Wiz. Ela já atuou no conselho da Vale, BR Malls e Panvel, além de ter atuado na assessoria da presidência da CVM em 2000.
- Marcelo Amaral Moraes é bacharel em economia e atualmente é membro dos conselhos da CPFL Energia, Gol, Ser Educacional e do Metro Rio. Já teve passagens nos conselhos da Vale, Linx, Ultrapar e Eterneti, entre outras.
- Marcos Rocha é engenheiro e sócio da DealMaker Consultoria e Participações, além de ser membro do conselho da 2TM e do grupo Dislub Equador. Já teve passagens no conselho da própria Oi, onde participou nos comitês de auditoria, riscos e compliance, e no de tecnologia, estratégia e inovação entre 2018 e 2021. Também participou em cargos de diretoria em empresas de telecom como Vivax e GVT, além de banco Investcred Unibanco, entre outros.
- Mauro Genitle da Cunha é consultor e atua no conselho de administração da Vale, da brMalls e da Klabin. Já teve passagens na Petrobras e trabalhou em gestoras de recursos como Bradesco Templeton, Banco Patual e Maorgan Stanley Asset Management.
- Ricardo Durazzo é engenheiro e atua como presidente do conselho da Tupy. Além de ter atuado como conselheiro na Viver Incorporadora, Indústrias Romi e Saraiva, atuou como consultor na McKinsey.
- Ricardo Gomes é engenheiro e sócio-diretor da Argucia Capital Management, tendo passagens no banco Brascan (Brookfield Asset Management), Banco GulfInvest e Banco Nacional. Ainda atuou nos conselhos da Ferinaria Ipiranga, Contax, Simles e Neoenergia.
- Ricardo Reisen de Pinho também é engenheiro e auta como membro independente dos conselhos de administração da Vittia, Invepar, Naturgy e Brado Logística. Ele já atuou nos conselhos da própria Oi, da Light e do Banco Nossa Caixa.