No painel que tratou de conectividade nas rodovias, organizado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), João Felipe Palma, gerente de contas para o setor de transportes da Huawei, disse que a empresa chinesa desenvolveu uma tecnologia própria baseada em uma rede WiFi em espectro não licenciado para as rodovias que garante conexão de alta capacidade para dispositivos que estejam em movimento em velocidade de até 120 km/h. O evento aconteceu de maneira virtual, nesta quarta-feira, 9.
Segundo o representante da Huawei, esta tecnologia poderia ser usada nas estradas que devem ser atendidas como compromissos do 5G em vez da tecnologia LTE. "Essa é uma discussão global: qual seria a melhor tecnologia para as estradas. Nós entendemos que a melhor é a WiFi se olharmos para os pilares que integram o que seria uma rodovia inteligente", explicou Palma.
O gerente da Huawei também destacou que, a partir da localização do access point, é possível saber em que local da estrada o motorista que necessita de ajuda está, o que permite um atendimento mais rápido daquela pessoa. Ele acredita que isso também é uma forma melhorar a segurança nas rodovias.
LTE
No evento, João Felipe Palma disse que hoje há um debate global de qual seria a melhor tecnologia para as estradas, o LTE ou o WiFi. Ele entende que o LTE apresenta um problema por obrigar a aquisição de um pacote de dados de uma operadora, e ainda ter que contar com a cobertura daquela empresa naquela rodovia.
"Isso te permite, por exemplo, ligar para o suporte da rodovia, no caso dela ser cedida a uma concessionária, mas não acessar de pronto um serviço de socorro", esclareceu o representante da Huawei. Por isso, afirma, o uso de espectro não licenciado seria mais indicado. Vale notar, entretanto, que o acesso via WiFi ainda precisa passar por uma operadora – e, portanto, não é necessariamente gratuito.