Relatório conclui que centralização prejudica trabalho da agência

O ouvidor da Anatel, Fernando Antônio Fagundes Reis, que assumiu o posto em junho, concluiu seu primeiro relatório de trabalho, relativo aos primeiros seis meses de atuação (julho a dezembro). A mais relevante conclusão do trabalho é que a atuação da agência vem sendo prejudicada principalmente pelo fato de as decisões estarem centralizadas no conselho diretor da Anatel.
Na avaliação de Reis, a centralização impede que a agência tome decisões mais ágeis e pró-ativas. Ainda nas palavras do ouvidor, isso "desestimula, por um lado, a criatividade do quadro de colaboradores e, por outro, consolida um perfil tecnocrático".
O ouvidor diz ainda que a descentralização das decisões pode "imprimir uma dinâmica mais maleável de soluções no cotidiano da atividade regulatória".

Notícias relacionadas
Sobre a relação da Anatel com o Ministério das Comunicações, Fernando Reis relatou que, durante os seis meses de trabalho, não observou nenhuma posição conflitante. Pelo contrário, a agência procurou sempre basear seu trabalho nas diretrizes e ações do Minicom.
O ouvidor da agência também traz uma longa análise sobre a relação da Anatel com o usuário. A conclusão é que este é um relacionamento que ainda precisa ser aprimorado. Atualmente, a agência possui a Assessoria de Relações com o Usuário (ARU), responsável por acompanhar as reclamações dos usuários em relação às prestadoras de serviço. Mas, segundo o relatório da ouvidoria, este canal de comunicação muitas vezes tem se confundido com a própria Ouvidoria. Para se ter uma idéia, nos seis meses de trabalho de Fernando Reis, a Ouvidoria recebeu mais reclamações do que a ARU. No relatório, o ouvidor sugere que seja incluído na estrutura da agência um órgão específico para mediar os conflitos entre usuários e prestadores de serviço. Outra sugestão é que a ARU seja nivelada às demais superintendências da Anatel.
Em relação às audiências e consultas públicas, instrumentos de interação com a sociedade, Fernando Reis também faz algumas colocações. Em relação às audiências públicas, o ouvidor destaca que durante seus primeiros seis meses de trabalho não houve nenhuma e que foi dado espaço apenas para as consultas públicas, que na visão de Reis, não são suficientes para "por si só atrair diretamente a organização social". Já na avaliação das consultas públicas, Fernando Reis, destaca a baixa contribuição de usuários ou de entidades ligadas aos consumidores. O ouvidor sugere que a agência procure sempre responder às sugestões antes de publicar as versões finais dos documentos.

Sanções

Outra crítica encontrada no relatório do ouvidor é a falta de um regulamento de sanções. Na opinião de Fernando Reis, um instrumento uniformizaria e aceleraria o procedimento de sanções.
O relatório do ouvidor traz ainda considerações sobre o problema do quadro de pessoal da Anatel. Segundo os dados apresentados, 49% dos funcionários são contratados por contratos temporários, 26% são cedidos ou requisitados da Telebrás e 5% são requisitados de outros órgãos, como o Ministério das Comunicações. Como quase a metade do quadro é composto por funcionários temporários, a Anatel transformou-se, segundo Fernando Reis, em "força germinativa da iniciativa privada, transferindo recursos humanos…". Além disso, Reis ressalta a necessidade de contratação de pessoas especializadas na área.
Por fim, o relatório traz algumas sugestões de coisas que poderiam ser feitas para aperefeiçoar o trabalho da Anatel, como por exemplo:

* mais integração com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça;
* maior integração com Procons estaduais e demais órgãos de defesa do consumidor;
* incentivar as prestadoras de serviços de telecom a instalarem Conselhos de Usuários, conforme previsto no Regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado;
* elaborar mais cartilhas explicativas e;
* mais integração com entidades de portadores de necessidades especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!