A SpaceX realizou nesta última quinta-feira, 8, o lançamento de 40 satélites de baixa órbita da OneWeb. É a primeira vez que a companhia espacial realiza a tarefa para a nova parceira – que, vale lembrar, compete com a Starlink, detida pela própria SpaceX.
O lançamento seguiu acordo firmado em março, após a OneWeb enfrentar impedimento para uso do foguete russo Soyuz. O envio dos 40 artefatos nesta quinta utilizou um foguete Falcon 9 a partir do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral (Estados Unidos).
Após o lançamento, a OneWeb confirmou que todos os satélites foram separados com sucesso. Com isso, a constelação da empresa de baixa órbita chega a 502 satélites, ou quase 80% do previsto para a primeira geração da frota (que pretende oferecer cobertura global a partir de 2023).
Entre as localidades que devem ter cobertura complementada com ajuda do novo lote estão os Estados Unidos, Europa e partes do Oriente Médio e Ásia. Pontos entre o Pólo Sul e o paralelo 35 S também serão beneficiados, incluindo partes da América do Sul, o sul da Austrália e a África do Sul.
Essa foi a décima quinta missão de lançamento da OneWeb, que celebrou contratos com outras lançadoras desde que autoridades russas inviabilizaram o uso de tecnologia do país para o projeto. A empresa de conectividade de baixa órbita tem o governo do Reino Unido entre os acionistas e recebeu neste ano licença de 15 anos para operar no Brasil.